Criando tarefas para abordar a interpretação de relatórios de pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas para o ensino de estatística de alunos de 10 anos
Palavras-chave:
Ensino de Estatística, Relatórios de Pesquisa, Livro Paradidático, Ensino Fundamental, Teoria Antropológica do DidáticoResumo
Apresenta-se a fundamentação teórica para a criação de tarefa que comporá a terceira fase de uma Olimpíada Nacional de Estatística – ONE constante de livro paradidático para o desenvolvimento de conceitos estatísticos de alunos de 10 anos. Essas referem-se à interpretação de relatórios estatísticos de pesquisa e sua organização de dados por meio de tabelas de dupla entrada e gráficos de colunas agrupadas com o uso de tecnologias digitais, baseando-se na Base Nacional Comum Curricular, além dos relatórios norte-americanos “Diretrizes para Avaliação e Instrução em Educação Estatística”. Utilizando os princípios da Teoria Antropológica do Didático - TAD na organização praxeológica didática e estatística, apresenta-se a possibilidade desse material didático possibilitar a transmissão do conhecimento estatístico, abordando temas do cotidiano dos alunos.
Referências
Bargagliotti, A.; Franklin, C.; Arnold, P.; Gold, R.; Johnson, S.; Perez, L. & Spangler, D. A. (2020). Pre-K–12 Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics Education II (GAISE II): a framework for Statistics and Data Science Education. Alexandria, VA. American Statistical Association.
Benetti, M. (2008). O jornalismo como gênero discursivo. Galáxia, 8(15), 13-28.
Ben-Zvi, D. & Garfield, J. (2004). Statistical literacy, reasoning, and thinking: goals, definitions, and challenges. In: D. Ben-Zvi & J. Garfield (Ed.). The challenge of developing statistical literacy, reasoning, and thinking (pp. 3-15). Kluwer Springer.
Borelli, S. H. S. (1996). Ação, suspense, emoção: literatura e cultura de massa no Brasil. São Paulo, SP: EDUC.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF.
Brasil. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF.
Campos, C. R. & Perin, A. P. (2020). O letramento estatístico na construção de um livro paradidático para os anos finais do ensino fundamental. In: C. R. Campos & A. P. Perin (Ed.). Investigações hispano-brasileiras em educação estatística (pp. 164-169). Taubaté, SP: Akademy.
Campos, C. R. & Perin, A. P. (2020a). Sobre as competências crítica e comportamental na Educação Estatística. Zetetiké, 28, e020003.
Campos, C. R. & Perin, A. P. (2021). Livro paradidático: um estudo voltado para o ensino/aprendizagem de Estatística na escola. Educação Matemática Pesquisa, 23(4), 140-170.
Campos, C. R. & Perin, A. P. (2021a). Reflexiones sobre libros paradidácticos de Estadística para la escuela básica: un análisis documental y bibliográfico. Números – Revista de Didáctica de las Matemáticas, 106, 73-82.
Castela, C. (2017). La teoría antropológica de lo didáctico: herramientas para las ciencias de la educación. Acta Herediana, 59(8), 1-8.
Chevallard, Y. (1999). L’analyse des pratiques enseignantes en théorie anthropologique du didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, 19(2), 221-266.
Chevallard, Y. (2001). Les mathématiques et le monde: dépasser l’horreur ins-trumentale, Quadrature, 41, 25-40.
Chevallard, Y.; Bosh, M. & Gascón, J. (2001). Estudar Matemáticas: o elo entre o ensino e a aprendizagem. Artmed. Porto Alegre.
Costa, E. P. (2010). A cultura visual paralela: o design do Livro Infantil paradidático. 2010. 44f. Dissertação (Mestrado em Design). Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE.
Del Pino, G. & Estrella, S. (2012). Educación Estadística: relaciones con la matemática. Revista de Investigación Educacional Latinoamericana, 49(1), 53-64.
Franklin, C.; Kader, G.; Carrol, J. M. J.; Peck, R.; Perry, M. & Scheaffer, R. (2007). Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics (GAISE) Education: A Pre-K-12 Curriculum Framework. Alexandria, VA: American Statistical Association.
IBGEeduca. (2024). Principais tipos de gráficos para a educação básica, Brasil. https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html
Lima, E. G. (2012). Iconografias no livro didático de história: leituras e percepções de alunos do Ensino Fundamental. Pará de Minas, MG: Virtual Books.
Makar, K. & Fielding-Wells, J. (2011). Teaching teachers to teach statistical investigations. In: C. Batanero; G. Burrill & Reading, C. (Ed.). Teaching Statistics in School Mathematics-Challenges for Teaching and Teacher Education (pp. 1-12). Dordrecht: Springer.
Munakata, K. (1997). Produzindo livros didáticos e paradidáticos. 1997. 223f. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educação). Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade de São Paulo. São Paulo, SP.
Nacarato, A. M. & Lopes, C. E. (2005). Escritas e leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica.
Oliveira Júnior, A. P. & Silva Santos, L. R. (2020). Potencialidades da utilização de livros paradidáticos no ensino de estatística para o ensino fundamental. In: A. P. Oliveira Junior & F. A. Kian. (Ed.). Leituras sobre educação: a voz do Professor (pp. 85-97). Manaus: Edua.
Oliveira Júnior, A. P. & Ciabotti, V. (2017). Aspectos da elaboração de livro paradidático para o ensino de Probabilidade nos anos finais do Ensino Fundamental. Revista Thema, 14(4), 82-99.
Oliveira Júnior, A. P. & Silva Santos, L. R. (2022). Research on the use and creation of paradidactic books for teaching statistics in elementary school in Brazil. ACTIO, 7(3), 1-24.
Otero, M. R.; Fanaro, M.A.; Corica, A.R.; Llanos, V.C.; Sureda P. & Parra, V. (2013). Teoría antropológica de lo Didáctico en el aula de matemática. Tandil, Buenos Aires: Dunken.
Parra, V.; Otero, M. R. & Elichiribehety, I. (2006). Organizaciones Matemáticas que se estudian en la Universidad en torno a la noción de Función: un estudio de caso. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, 1(2), 65-83.
Perin, A. P. & Pita, A. P. G. (2024). Letramento estatístico e competência crítica em um ambiente de aprendizagem criativa. Ensino Em Re-Vista, 31, 1-23.
Pfannkuch, M. (2011). The role of context in developing informal statistical inferential reasoning: A classroom study. Mathematical Thinking and Learning, 13(1-2), 27-46.
Poldrack, R. A. (2023). Pensamiento estadístico para el siglo XXI. https://espanol.libretexts.org/Estadisticas/Estadisticas_Introductorias/Libro%3A_Pensamiento_estad%C3%ADstico_para_el_siglo_XXI_(Poldrack)
Rivera, E. R. Y. & Angeles, J. E. R. (2022). Tablas de doble entrada para activar conocimientos en el proceso de enseñanza aprendizaje en los estudiantes de educación primaria. EduSol, 22(80), 28-38.
Rupérez, J. & García, M. (2018). Estrategia: organizar la información con investigación sistemática (problemas comentados XLIX). Números - Revista de Didáctica de las Matemáticas, 98, 179-202.
Silva Santos, L. R. (2021). Elaboração de livro paradidático para o ensino de estatística: o trilhar de uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental. 2021. 195f. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática). Universidade Federal do ABC. Santo André, SP.
Silva Santos, L. R.; Oliveira Júnior, A. P. & Lozada, A. O. (2020). Preparação de livro paradidático para o ensino de estatística no ensino fundamental considerando a Base Nacional Comum Curricular no Brasil. In: Investigações hispano-brasileiras em educação estatística (pp. 158-163). Taubaté, SP: Akademy.
Skovsmose, O. (2014). Um convite à Educação Matemática Crítica. Campinas: Papirus.
Smole, K. C. S.; Rocha, G. H. R.; Cândido, P. T. & Stancanelli, R. (2007). Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil (v. 4, 6. ed.). São Paulo, SP: CAEM, IME, USP.
Vidal-Szabó, P.; Kuzniak, A.; Estrella, S. & Montoya, E. (2020). Análisis cualitativo de un aprendizaje estadístico temprano con la mirada de los espacios de trabajo matemático orientado por el ciclo investigativo. Revista Educación Matemática, 32(2), 217-246.
Wild, C.; Utts, J. & Horton, N. (2018). What is Statistics? In: D. Ben-Zvi; K. Makar & J. Garfield (Ed.). International Handbook of Research in Statistics Education (pp. 5-36). Springer.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.