Tarefas exploratórias e o desenvolvimento do Raciocínio Matemático em aulas de Cálculo Diferencial e Integral
Palavras-chave:
Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Tarefas exploratórias, Processos de raciocínio matemático, Ações do professorResumo
Este artigo objetiva compreender de que modo a realização de tarefas exploratórias pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos estudantes que cursam a disciplina de CDI. Esta pesquisa insere-se em uma perspectiva qualitativo-interpretativa, e os participantes foram estudantes de cursos superiores, que cursaram a disciplina de CDI 1. Os dados recolhidos para análise foram compostos por (a) protocolos contendo registros escritos das discussões dos pequenos grupos de estudantes, (b) áudios das discussões nos pequenos grupos, e (c) vídeo da discussão coletiva mediada pelo professor a partir das resoluções dos estudantes. Como resultados, inferimos que a tarefa matemática estimulou a mobilização especialmente do processo de conjecturar. Além disso, os estudantes elaboram justificativas para algumas das conjecturas, sendo também capazes de realizar generalizações e expressá-las algebricamente. Sobre as ações do professor, reconhecemos um movimento contínuo e crescente durante a condução da plenária, estando estas relacionadas essencialmente com o aprofundamento das discussões a partir de elementos trazidos pelos próprios alunos e das oportunidades que se criam para a elaboração de conhecimento matemático nesse processo.
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