Jogo digital para aprendizagem de Probabilidade com estudantes do 5.º ano do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Estatística, Ensino de Probabilidade, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Jogo Digital de Probabilidade

Resumo

Neste artigo apresentamos excerto de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional, cujo objetivo específico, entre outros, era desenvolver um jogo digital para auxiliar na aprendizagem dos conceitos de Probabilidade nas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, e nosso objetivo será apresentar o Jogo Digital Batalha com Dados, criado para a pesquisa. Realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo com intuito de valorizar a descrição, os diálogos e as experiências dos estudantes. Como proposta de Recurso Educacional, além do jogo, ao final, foi organizado um e-book. Consideramos que o jogo possibilitou que os estudantes desenvolver os conhecimentos desejados acerca de Probabilidade, além da oportunidade de trabalharem de forma colaborativa, concluindo que ele deve ser utilizado como um recurso complementar ao ensino.

Referências

Avelar, I. K. S. (2023). O uso do jogo digital “Batalha com Dados” na aprendizagem de probabilidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2023. 289f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Docência). Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG.

Bogdan, R. C. & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, PR: Porto.

Borba, R. E. S.; Monteiro, C. E.; Guimarães, G. L.; Coutinho, C. & Kataoka, V. Y. (2011). Educação Estatística no ensino básico: currículo, pesquisa e prática em sala de aula. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Ibero-americana, 2(2).

Borba, M. C.; Silva, R. S. R. & Gadanidis, G. (2021). Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento. (3. ed.). Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília, DF.

Brasil. Ministério da Educação e Desporto - Secretaria do Ensino Fundamental. (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Matemática. Brasília: DF.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. (2014). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Jogos na Alfabetização Matemática. Brasília, DF.

Gal, I. (2005). Towards "Probability Literacy" for all Citizens: Building Blocks and Instructional Dilemmas. In: Jones, G. A. (Org.). Exploring Probability in School: Challenges for Teaching and Learning. (43-71). Berlim, BE: Springer.

Grando, R. C. (2004). O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo, SP: Paulus.

Lopes, C. E. & Coutinho, C. Q. E S. (2009). Leitura e Escrita em Educação Estatística. In: Lopes, C. E. & Nacarato, A. M. (Orgs.). Educação matemática, leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidade. (pp. 61-78). Campinas, SP: Mercado de Letras.

Luvison, C. C. & Grando, R. C. (2018). Leitura e Escrita nas aulas de Matemática: jogos e gêneros textuais. Campinas, SP: Mercado das Letras.

Mattar, J. (2013). Games em Educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall.

Prensky, M. (2012). Aprendizagem baseada em Jogos Digitais. São Paulo, SP: Senac.

Powell, A. B. & Silva, W. Q. (2015). O vídeo na pesquisa qualitativa em educação matemática: investigando pensamentos matemáticos de alunos. In: Powell, A. B. (Org.). Métodos de pesquisa em educação matemática: usando escrita, vídeo e internet. (pp. 15-60). Campinas, SP: Mercado de Letras.

Powell, A. B.; Francisco, J. M. & Maher, C. A. (2004). Uma abordagem à análise de dados de vídeo para investigar o desenvolvimento de ideias e raciocínios matemáticos de estudantes. Tradução de A. Olímpio Junior. Bolema: Boletim de Educação Matemática, (21), 81-140.

Soares, M. (2009). Letramento: um tema em três gêneros. (3. ed.). Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 12 — Educação Estatística

Como Citar

Avelar, I. K. S. ., & Conti, K. C. . (2024). Jogo digital para aprendizagem de Probabilidade com estudantes do 5.º ano do Ensino Fundamental. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/245