“MOBFOG no TEMA”: STEAM e Participação Computacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Educação Matemática, Tecnologia Digital, STEM/STEAM, ArtesResumo
Relatamos uma pesquisa cujo objetivo foi investigar aspectos da pedagogia STEAM e da participação computacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Engajamos duplas de alunos de 4º ano na exploração de tarefas com o GeoGebra e o ChatGPT relacionadas à Mostra Brasileira de Foguetes. No âmbito qualitativo, realizamos experimentos de ensino com quatro duplas, destacando a noção de engineering design process. Em termos de resultados, discutimos: (i) a elaboração da tarefa envolvendo a construção de um aplicativo GeoGebra; (ii) dois episódios sobre a experimentação com GeoGebra de uma das duplas alunos; (iii) a disseminação de resultados por meio da produção musical e audiovisual, relevando-se o uso de inteligência artificial. Finalmente, destacamos dimensões pragmáticas-pedagógicas bem como limitações do estudo.
Referências
Araújo, E. S., do Nascimento, J. L. B., Silva, J. C., & Bim, C. F. A. (2021). O uso de simuladores virtuais educacionais e as possibilidades do PhET para a aprendizagem de Física no Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 12(3), 1-25.
Berry, R.Q., Bull, G., Browning, C., Thomas, C.D., Starkweather, G. & Aylor, J. (2010). Use of Digital Fabrication to Incorporate Engineering Design Principles in Elementary Mathematics Education. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, 10(2), 167-172. Waynesville, NC USA: Society for Information Technology & Teacher Education.
Borba, M. C., Scucuglia, R., & Gadanidis, G. (2014). Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica.
Bullock, S. M., & Sator, A. (2017). Developing a Pedagogy of “Making” through Collaborative Self-Study. Studying Teacher Education, 14(1), 56–70.
Calazans, F. M. (2006). Propaganda subliminar multimídia (Vol. 42). Summus editorial.
Clapp, E. P., & Jimenez, R. L. (2016). Implementing STEAM in maker-centered learning. Psychology of Aesthetics, Creativity and the Arts, 10(4), 481-491.
Corbat, J., & Quinn, C. (2018). Engaging preservice teachers in the makerspace: Embracing the maker movement in a multi-level teacher preparation program. In Society for Information Technology and Teacher Education International Conference (pp. 1251-1254). Association for the Advancement of Computing in Education (AACE).
da Silva, R. S. R. (2020). On music production in mathematics teacher education as an aesthetic experience. ZDM Mathematics Education, 52, 973–987.
da Silva Nobrega, J. C., Pedrosa, M. G., Maia, A. G., de Oliveira, M. J. C., de Sousa Ferreira, I. W., de Sousa Ferreira, F. K., & dos Santos, S. A. (2022). Uso da simulação computacional para ensino e aprendizagem de anatomia para aulas EAD nos cursos de Saúde. Research, Society and Development, 11(1), e50611124055-e50611124055.
English, L., Hudson, P., & Dawes, L. (2013). Engineering-based problem solving in the middle school: Design and construction with simple machines. Journal of Pre-College Engineering Education Research, 3(2), 1-13.
Finley, S. (2005). Arts-based inquiry: Performing revolutionary pedagogy. The Sage handbook of qualitative research, 3, 681-694.
Gadanidis, G., & Scucuglia, R. (2020). Making mathematics special through song: What math experiences are worth singing about?. In The Routledge Companion to Interdisciplinary Studies in Singing, Volume II: Education (pp. 462-473). Routledge.
Giusti, N. M. D. R., & Groenwald, C. L. O. (2021). Matemática na Comunidade: um contexto educativo para a aprendizagem social e desenvolvimento do pensamento algébrico. Educação Matemática Pesquisa, 23(1), 561-590.
Lincoln, Y. S., & Guba, E. G. (1978). Reward systems and emergent missions: Higher education's dilemma. The Phi Delta Kappan, 59(7), 464-466.
Haik, Y., Shahin, T. M., & Sivaloganathan, S. (2011). Engineering design process. Stamford: Cengage Learning.
Halliday, D., Resnick, R., & Walker, J. (2012). Fundamentos de Física - Mecânica, Vol. 1, 9ª ed. LTC- Livros Técnicos e Científicos Editora.
Kafai, Y. B. (2016). From computational thinking to computational participation in K-12 education: Seeking to reframe computational thinking as computational participation. Communications of the ACM, 59(8), 26-27.
Kafai, Y. B., Proctor, C., & Lui, D. (2020). From Theory Bias to Theory Dialogue: Embracing Cognitive, Situated, and Critical Framings of Computational Thinking in K-12 CS Education. ACM Inroads, 11(1), 44-53.
Key, W. B. (1973). Subliminal Seduction: Ad media's manipulation of a not so innocent America. New York: New American Library.
Maia, D. L., de Carvalho, R. A., & Appelt, V. K. (2021). Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura. Revista Tecnologia e Sociedade, 17(49), 68-88.
McLuhan, M. (1994). Understanding media: The extensions of man. MIT press.
Marshall, M. N. (1996). Sampling for qualitative research. Family Practice, 13(6), 522–526. https://doi.org/10.1093/fampra/13.6.522.
Namukasa, I. K., Hughes, J., & Scucuglia, R. (2022). STEAM and critical making in teacher education. In Handbook of cognitive mathematics (pp. 939-970). Cham: Springer International Publishing.
NSPE - National Society of Professional Engineers (2013). Professional engineering body of knowledge. Alexandria, VA: NSPE.
OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (2024). Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. http://www.oba.org.br/site/
OME - Ontario Ministry of Education, 2020. The Ontario curriculum, Grades 1-8 mathematics. https://www.dcp.edu.gov.on.ca/en/curriculum/elementary-mathematics/downloads.
Patton, M. Q. (2002). Two decades of developments in qualitative inquiry: A personal, experiential perspective. Qualitative social work, 1(3), 261-283.
Polya, G., & Pólya, G. (2014). How to solve it: A new aspect of mathematical method (Vol. 34). Princeton university press.
Powell, A. B., Francisco, J. M., & Maher, C. A. (2004). Uma abordagem à análise de dados de vídeo para investigar o desenvolvimento das ideias matemáticas e do raciocínio de estudantes. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 17(21), 81-140.
Quina, N., & Cardoso, M. (2022). STEAM no futuro da educação. VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas, 944-949.
Sanders, M. (2009). STEM, STEM education, STEMmania. the technology teacher. Virginia Tech Blacksburg.
Scucuglia, R. R. S., Gimenez, H., & Carvalho, A. C. B. (2023). Pesquisas envolvendo Artes no GPIMEM. In M. C. Borba, J. F. Xavier, & T. A. Schunemann (Orgs.), Educação Matemática: múltiplas visões sobre Tecnologias Digitais (Vol. 1, pp. 67-78). São Paulo: Livraria da Física.
Shaughnessy, J. M. (2013). Mathematics in a STEM context. Mathematics Teaching in the Middle school, 18(6), 324-324.
Steffe, L. P., & Thompson, P. W. (2000). Teaching experiment methodology: Underlying principles and essential elements. In R. Lesh & A. E. Kelly (Eds.), Research design in mathematics and science education (pp. 267- 307). Hillsdale, NJ: Erlbaum.
TEA – Texas Education Agency (2020). Engineering Design Process (EDP). https://tea.texas.gov/academics/221013-teabriefs-enginerring-design-process.pdf
Vistara, M. F., Rochmad, R., & Wijayanti, K. (2022). Systematic Literature Review: STEM Approach through Engineering Design Process with Project Based Learning Model to Improve Mathematical Creative Thinking Skills. Mathematics Education Journal, 6(2), 140-156.
Vuerzler, H. L. (2020). Modelo de educação integrativa: a abordagem STEAM em uma proposta de ensino investigativo experienciado em uma Escola Estadual, Cuiabá, MT.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.