Uso da Robótica Educacional no processo de aprendizagem da Geometria Plana nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Investigações Matemáticas, Robôs Educacionais, Educação Pública

Resumo

Neste artigo buscamos discutir as potencialidades da Robótica Educacional no processo de aprendizagem da Geometria Plana nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Em uma perspectiva qualitativa, a produção de dados foi realizada com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Viçosa – MG. Os dados são compostos por registros fotográficos, vídeos, folhas das atividades realizadas e anotações no caderno de campo. A análise foi realizada à luz dos quatros momentos das investigações matemáticas. Os resultados apontam que a Robótica Educacional, aliada às Investigações Matemáticas, propiciam um ensino dinâmico e lúdico, no qual o estudante assume um papel ativo na aprendizagem. Concluímos, portanto, que a Robótica Educacional possui potencial para impulsionar a aprendizagem, sobretudo em Matemática.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 06 — Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância

Como Citar

Romulo, T. C. de S. ., Faria, R. W. S. de C. ., & Brandão, A. S. . (2024). Uso da Robótica Educacional no processo de aprendizagem da Geometria Plana nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-13. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/248