Reflexões acerca de entraves enfrentados por ingressantes em um curso de Engenharia ao se defrontarem com conceitos da Matemática em um contexto extramatemático
Palavras-chave:
Pensamento proporcional, Raciocínio relativo, Engenharia, Eletrônica analógicaResumo
Apresentamos nesse artigo os resultados de uma pesquisa qualitativa exploratória, objetivando identificar e analisar os possíveis entraves relacionados a conceitos matemáticos, particularmente à associação indevida entre crescimento/decrescimento de uma função e relação de proporcionalidade direta/inversa entre grandezas e ao raciocinar relativamente. Estes foram analisados a partir de diálogos entre um pesquisador e três estudantes ingressantes na Engenharia, estabelecidos durante a resolução de questões vinculadas à análise dos níveis de resistência elétrica de um diodo semicondutor. As análises foram realizadas a partir de pressupostos teóricos vinculados ao desenvolvimento do pensamento proporcional e, nestas, evidenciamos a dificuldade dos estudantes em transitar entre/articular os raciocínios aditivo e multiplicativo e, consequentemente, raciocinar de modo relativo, e a pouca consciência meta-analógica requerida no pensamento proporcional.
Referências
Bianchini, B. L., Gomes, E. & Lima, G. L. (2022). Uma abordagem contextualizada da matemática na engenharia: as potencialidades das perguntas dos professores. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, edição especial, 1-28.
Bianchini, B. L., Gomes, E. & Lima, G. L. (2023). Uma atividade contextualizada na Eletrônica Analógica e o enfrentamento de obstáculos epistemológicos relativos à noção de função: uma análise a partir de podcasts produzidos por futuros engenheiros. In: A. L. Manrique & C. L. O. Groenwald (Eds.). Anais do IX CIBEM – Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. (pp. 2751-2763). Taubaté, SP: Editora Akademy.
Bianchini, B. L., Gomes, E., Lima, G. L. & Philot, J. M. (2024). Função real de uma variável real: uma análise de sua transposição para o contexto da Eletrônica Analógica. In: Anais do XXIV Encuentro Nacional y XVI Internacional de Educación Matemática en Carreras de Ingeniería (pp. 1-7), San Francisco, Argentina.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (2006). Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF.
Burgos, M., López-Martín, M. M., Aguayo-Arraigada, C. G. & Albanese, V. (2022). Análisis cognitivo de tareas de comparación de probabilidades por futuro profesorado de Educación Primaria. Uniciencia, 36(1), 588-611.
Chizzotti, A. (1995). Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo, SP: Cortez.
Copur-Gencturk, Y., Baek, C. & Doleck, T. (2022). A closer look at teachers’ proportional reasoning. International Journal of Science and Mathematics Education, 21(1), 113–129.
Dooley, K. B. (2006) An investigation of proportional thinking among high school students. 2006. 170 f. Tese (Doutorado em Filosofia, Currículo e Instrução). Graduate School of Clemson University, Clemson.
Feuerstein, R., Feuerstein, R. S., & Falik, L. H. (2014). Além da inteligência: aprendizagem mediada e a capacidade de mudança do cérebro. Petrópolis, RJ: Vozes.
Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social (5. Ed). São Paulo, SP: Atlas.
Gomes, E., Bianchini, B. L. & Lima, G. L. (2021a). Desenvolvimento de Competências Matemáticas e Competências Gerais por meio de uma atividade contextualizada no estudo de um diodo semicondutor. In: Anais do XLIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (pp. 1-14). Belo Horizonte, MG (evento online).
Gomes, E., Bianchini, B. L. & Lima, G. L. (2021b). As Potencialidades das Perguntas dos Professores em uma Abordagem Contextualizada da Matemática na Engenharia. In: VIII Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 699-717). Uberlândia, MG (evento online).
Gomes, E., Bianchini, B. L. & Lima, G. L. (2022). Dificuldades cognitivas relacionadas à noção de função: uma análise a partir da resolução de um problema no contexto da Engenharia. In: Anais do L Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (pp. 1-13). São Paulo, SP (evento online).
Gomes, E., Bianchini, B. L. & Lima, G. L. (2023). O estudo dos níveis de resistência de um diodo semicondutor como contexto para a abordagem de função, limite e derivada. In: Anais do LI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (pp. 1-13). Rio de Janeiro, RJ.
Gonsalves, E. P. (2001). Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Alinea.
Lamon, S. J. (2012). Teaching fractions and ratios for understanding: essential content knowledge and instructional strategies for teacher. New York: Routledge.
Lesh, R., Post, T. & Behr, M. (1988). Proportional reasoning. In: J. Hiebert & M. Behr (Eds.). Number concepts and operations in the middle grades. (pp. 93-118) Reston, VA: Lawrence Erlbaum & National Council of Teachers of Mathematics.
Lima, G. L. & Bianchini, B. L. (2023). Pensamento Proporcional. In: B. L. Bianchini & G. L. Lima (Orgs.). O pensamento matemático e os diferentes modos de pensar que o constituem. (1. ed., pp. 191-248). São Paulo, SP: Editora Livraria da Física.
Lima, G. L., Bianchini, B. L. & Gomes, E. (2021). Estudando a Curva Característica de um Diodo Semicondutor na disciplina inicial de Cálculo Diferencial e Integral: oportunidade para o desenvolvimento de competências matemáticas e gerais na Engenharia. In: Anais do XXII Encuentro Nacional y XIV Internacional de Educación Matemática en Carreras de Ingeniería (pp. 178-189), Montevidéu, Uruguai (evento online).
Lima, G. L., Bianchini, B. L. & Gomes, E. (2022). Abordagem contextualizada da Matemática na Engenharia sob a perspectiva das disfunções cognitivas. Acta Scientiae, 24(7), 35-77.
Lima, G. L., Bianchini, B. L., Gomes, E. & Philot, J. M. (2021). O Ensino da Matemática na Engenharia e as Atuais Diretrizes Curriculares Nacionais: o modelo didático da matemática em contexto como possível estratégia. Currículo sem Fronteiras, 21(2), 785-816.
Lima, G. L., Philot, J. M., Gomes, E. & Bianchini, B. L. (2024). Funções e disfunções cognitivas: uma análise a partir de uma situação vinculando a Matemática e a Eletrônica Analógica. In: Anais do XXIV Encuentro Nacional y XVI Internacional de Educación Matemática en Carreras de Ingeniería (pp. 1-7), San Francisco, Argentina.
Llinares, S. (2003). Fracciones, decimales y razón. Desde la relación parte-todo al razonamiento proporcional. In: C. Chamorro (Org.). Didáctica de las Matemáticas. (pp. 187-220). Madrid: Pearson-Prentice Hall.
Modestou, M. & Gagatsis, A. (2010). Cognitive and metacognitive aspects of proportional reasoning. Mathematical Thinking and Learning, 12(1), 36-53.
Proulx, J. (2024). Relative Proportional Reasoning: Transition from Additive to Multiplicative Thinking Through Qualitative and Quantitative Enmeshments. International Journal of Science and Mathematics Education, 22, 353–374.
Reyes-Gasperini, D. (2016). Empoderamiento docente desde una visión socioepistemológica: una alternativa de intervención para la transformación y la mejora educativa. 2016. 599f. Tese (Doutorado em Ciência – especialidade Matemática Educativa). Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional. Ciudad de México, México.
Reyes-Gasperini, D., Montiel, G. & Cantoral, R. (2014). 'Cuando una crece, la otra decrece'... ¿Proporcionalidad inversa o directa? Revista Premisa, 16(62), 3-15.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.