Educação matemática e ecologia: o cuidado como possível articulação

Autores

Palavras-chave:

Ecologia, Ensino de matemática, Cuidado heideggeriano, Postura fenomenológica

Resumo

Neste artigo apresentamos uma pesquisa em desenvolvimento, de postura fenomenológica, que busca pelo interrogado: como é possível ensinar matemática considerando os desafios ambientais contemporâneos? Conforme entendemos, os desafios ocasionados pela degradação ambiental são resultado de uma visão dicotômica entre a pessoa e o planeta, concepção que se alinha à noção de meio ambiente como uma máquina e não como um sistema complexo e integrado. A ciência da ecologia se mostra como uma possibilidade de agir na qual há compreensão da pessoa como cuidado autêntico consigo, com os outros e com o planeta, atitude que permite perceber o seu modo de ser, modificando-o. Assim, sendo-professores-de-matemática pode-se abordar junto aos estudantes temas matemáticos que busquem constituir uma atitude cuidadosa.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 11 — Filosofia da Educação Matemática

Como Citar

Baier, T., & Zimdars, E. (2024). Educação matemática e ecologia: o cuidado como possível articulação. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-9. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/251