Iniciativas para uma Educação Financeira Crítica em Designs Educacionais Desenvolvidos no Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Financeira Crítica, Designs Educacionais, Ambientes de Aprendizagem, Expansões Discursivas

Resumo

Apresentamos, neste relatório de pesquisa empírica, algumas iniciativas com intuito de promover uma formação inicial e continuada de professores para a prática de uma educação financeira crítica, desenvolvidas em programas no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal da Bahia. Nosso objetivo é analisar estas iniciativas para o Ensino de uma Educação Financeira Crítica nas tarefas desenvolvidas pelos discentes, sob orientação dos formadores e, como implicação, possivelmente, inspirar outros docentes das Licenciaturas. As tarefas foram analisadas utilizando os conceitos de designs educacionais, ambientes de aprendizagem e expansões discursivas. Como resultado, elaboramos um quadro que sistematiza algumas de suas características e que indicam suas potencialidades na formação de professores que possam futuramente difundir em suas práticas uma Educação Financeira Crítica.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 04 — Educação Matemática no Ensino Superior

Como Citar

Queiroz, M. R. P. P. P. de ., & Santos, G. L. D. (2024). Iniciativas para uma Educação Financeira Crítica em Designs Educacionais Desenvolvidos no Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/252