Perspectivas teórico-metodológicas para focalizar pessoas jovens e adultas surdas num curso de Educação Financeira ministrado em Libras
Palavras-chave:
Pessoas Jovens e Adultas Surdas, Apropriação de Práticas de Numeramento, Análise Social do Discurso, Educação Financeira, LibrasResumo
Neste artigo, discutimos motivações técnicas e implicações político-pedagógicas das escolhas teórico-metodológicas da investigação que focalizou pessoas jovens e adultas surdas apropriando-se de práticas de numeramento da Educação Financeira, em um curso online, ministrado em Libras por um professor surdo. O material empírico, produzido por observação participante, foi registrado na videogravação das aulas, cujas interações foram traduzidas e transcritas em português e em glosas. Procuramos justificar a adoção da Análise Social do Discurso, conforme proposta por Norman Fairclough, como perspectiva teórico-metodológica apontando como o estudo das dimensões textual, de prática social e de prática discursiva das interações resulta numa compreensão de tais estudantes jovens e adultas/os surdas/os bilíngues como sujeitos sociais de conhecimento e aprendizagem.
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