Reflexões sobre Probabilidade e a Aprendizagem de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Educação probabilística, Aprendizagem probabilística, Formação de professoras, Anos iniciais do Ensino FundamentalResumo
Este artigo trata de uma investigação sobre aprendizagem de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental com educação probabilística, e objetiva apresentar e discutir os dados originados de uma intervenção formativa, com professores que ensinam Matemática nos anos iniciais, para contribuir com o debate e as reflexões no campo da Educação Estatística e Probabilística. Trata-se de pesquisa qualitativa desenvolvida com 24 professoras que ensinam matemática em uma escola pública municipal de Abaetetuba, PA. A produção de dados ocorre por: diário de campo, gravação em áudios e registros escritos. Os resultados evidenciam indícios de aprendizagem probabilística dialógica e experiencial, frutos das interações entre as professoras no processo formativo. Concluímos que são espaços formativos compartilhados de aprendizagem probabilística, pois a comunicação estabelecida na prática pedagógica compartilhada ocorre por interação constante entre as professoras e o professor-pesquisador.
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