Praxeologias matemáticas em tarefas envolvendo o fractal Árvore Pitagórica

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Didática da Matemática, Organizações Matemáticas, Geometria Fractal

Resumo

Este estudo, um recorte de uma pesquisa concluída, visa a apresentar praxeologias matemáticas modeladas em uma análise a priori de tarefas que exploram a construção do fractal Árvore Pitagórica. Como aporte teórico-metodológico, este trabalho fundamenta-se nos princípios da Teoria Antropológica do Didático (TAD), que permitiu a elaboração de uma organização praxeológica, de forma a modelar o objeto matemático que foi foco da sequência didática. As análises a priori permitiram associar possíveis praxeologias matemáticas aos componentes curriculares presentes na Base Nacional Comum Curricular, como linguagem algébrica: variável e incógnita e relações métricas no triângulo retângulo, e utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 14 — Didática da Matemática

Como Citar

Padilha, L., & Moran, M. (2024). Praxeologias matemáticas em tarefas envolvendo o fractal Árvore Pitagórica. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-14. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/259