Estudo dos atos de falas de docentes sobre a inclusão no ensino de matemática

Autores

Palavras-chave:

Atos de fala, Agir Comunicativo, Comunicação ética, Inclusão no ensino de matemática

Resumo

 o objetivo desse trabalho é apresentar o resultado parcial do estudo dos atos de fala de professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio sobre a Inclusão do Outro no ensino de matemática. Os dados foram coletados durante uma reunião realizada com os participantes por videoconferência e, de um total de 48 atos de falas selecionados para estudo a partir do que propõe Jurgen Habermas na Teoria do Agir Comunicativo, que foi a principal referência teórica e metodológica do estudo, escolhemos 04 para apresentar nesse artigo. Como resultados serão apresentados um exemplo para cada tipo de exteriorização: idiossincrática, expressiva, constatativa e avaliativa, extraídos da transcrição das falas da reunião, que vai compor uma pesquisa de doutoramento. 

Referências

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 13 — Diferença, Inclusão e Educação Matemática

Como Citar

Guimaraes, Y. P. B. de Q., & Palanch, W. B. de L. (2024). Estudo dos atos de falas de docentes sobre a inclusão no ensino de matemática. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-10. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/26