Seres-humanos-com-ChatGPT em Modelagem Matemática

Autores

Palavras-chave:

Tecnologia, ChatGPT, Poder de ação, Modelagem Matemática, Seres-humanos-com-mídias

Resumo

Diversos estudos têm destacado a importância da modelagem na educação matemática, especialmente no contexto da tecnologia. Com o avanço da inteligência artificial (IA) e o surgimento de ferramentas como o ChatGPT, seu emprego está se tornando cada vez mais presente na educação, tornando-se fundamental investigar suas implicações na modelagem matemática. Neste cenário, realizamos uma pesquisa com estudantes de engenharia envolvendo atividades de modelagem utilizando o ChatGPT. Este estudo qualitativo foca na interação humano-ChatGPT, considerando a noção de seres-humanos-com-mídias. Os resultados indicam que a integração da IA pode enriquecer a modelagem e ressaltam a influência do poder de ação dos seres-humanos-com-ChatGPT, além de apontar uma dicotomia na utilização dessa tecnologia.

Referências

Abassian, A, Safi, F., Bush, S. & Bostic, J. (2020). Five different perspectives on mathematical modeling in mathematics education. Investigations in Mathematics Learning,12(1), 53-65.

Bakker, A., Cai, J. & Zenger, L. (2021). Future themes of mathematics education research: an international survey before and during the pandemic. Educational Studies in Mathematics, 107(1), 1–24.

Biembengut, M. S. (2016). Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Borba, M. C. (2009). Potential scenarios for Internet use in the mathematics classroom. ZDM - The International Journal on Mathematics Education, 41(4), 453–465.

Borba, M. C. (2021). The future of mathematics education since COVID-19: humans-with-media or humans-with-non-living-things. Educational Studies in Mathematics 108(1-2), 385–400.

Borba, M. C. & Balbino Junior, V. R. (2023). O ChatGPT e educação matemática. Educação Matemática Pesquisa, 25(3), 142-156.

Borba, M. C. & Villarreal, M. E. (2005). Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: Information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York: Springer.

Brandtzaeg, P. B., You, Y., Wang, X. & Yucong, L. (2023). “‘Good’ and ‘bad’ machine agency in the context of human-AI communication: The case of ChatGPT,” In: H. Degen, S. Ntoa & A. Moallem (eds.). HCI International 2023 — Late Breaking Papers: 25th International Conference on Human-Computer Interaction. Proceedings. Lecture Notes in Computer Science (v. 14059, pp. 3–23). Cham, Switzerland: Springer.

Cunha, J. F. T. (2023). Licenciatura híbrida de Matemática: quais são os papéis dos vídeos digitais. 2023. 148f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MT.

Engelbrecht, J., Borba, M. C. (2023). Recent developments in using digital technology in mathematics education. ZDM Mathematics Education.

Engelbrecht, J., Borba, M.C. & Kaiser, G. (2023). Will we ever teach mathematics again in the way we used to before the pandemic? ZDM Mathematics Education 55(1), 1–16.

Galbraith, P., & Fisher, D. M. (2021). Technology and mathematical modelling: addressing challenges, opening doors. Quadrante, 30(1), 198-218.

Ghassemi M., Birhane A., Bilal M., Kankaria, S., Malone, C., Mollick, E. & Tustumi, F. (2023). ChatGPT one year on: who is using it, how and why? Nature, 624, 39-41.

Hwang, S., Flavin, E. & Lee, J. E. (2023). Exploring research trends of technology use in mathematics education: A scoping review using topic modeling. Education and Information Technologies, 28(8), 10753–10780.

Klüber, T. E., Tambarussi, C. M., Mutti, G. S. L. (2021). Sobre o Problema da Representação na Modelagem Matemática na Educação Matemática. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (VIII SIPEM). Anais...Uberlândia (MG) Uberlândia, 2021.

Lopes, A. P. C. (2023). Contrapondo a ideologia da certeza por meio do conhecimento reflexivo na modelagem matemática. Bolema: Boletim De Educação Matemática, 37(77), 936–957.

Mayring, P. (2022). Qualitative content analysis: A step-by-step guide. Sage Publications.

Milano, S., McGrane, J. A., & Leonelli, S. (2023). Large language models challenge the future of higher education. Nature Machine Intelligence, 5(4), 333–334.

Niemi, H. (2021). AI in learning: Preparing grounds for future learning. Journal of Pacific Rim Psychology, 15.

Oliveira, L. A. R. N. & Souza, E. G. (2021). Etapas De Modelagem Matemática A Partir Da Teoria Ator-Rede. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (VIII SIPEM). Anais...Uberlândia (MG) Uberlândia.

Ponte, J. P. (2006). Case study in mathematics education. Bolema, 25, 105–132.

Villa-Ochoa, J.A., Molina-Toro, J.F. & Borba, M. C. (2023). Roles of technologies for future teaching in a pandemic: activity, agency, and humans-with-media. ZDM Mathematics Education 55(1), 207–220.

Villarreal, M. E., & Mina, M. (2020). Actividades Experimentales con Tecnologías en Escenarios de Modelización Matemática. Bolema: Boletim De Educação Matemática, 34(67), 786–824.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 10 — Modelagem Matemática

Como Citar

Lopes, A. P. C. e ., & Borba, M. C. (2024). Seres-humanos-com-ChatGPT em Modelagem Matemática. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/260