Os tradicionais paradoxos matemáticos e os paradoxos da filosofia da diferença de Gilles Deleuze: impactos na (Educação) Matemática

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Palavras-chave:

Paradoxo, Matemática, Filosofia da Diferença

Resumo

Desde a antiguidade, os paradoxos desafiam o senso comum e a lógica e são caracterizados como algo incompreensível, sem sentido e de difícil explicação. Desse modo, este artigo visa abordar os significados e as origens históricas de alguns dos paradoxos matemáticos mais conhecidos, que são: os paradoxos de Zenão, de Cantor, de Russell e de Burali-Forti, e fazer um avizinhamento com os paradoxos da filosofia da diferença de cunho deleuzeano. Por conseguinte, são apontados os possíveis impactos deles na história da Matemática. Conclui-se que os paradoxos foram responsáveis por inspirarem muitas reflexões acerca de teorias e conceitos de diversas áreas, especialmente, da Matemática e Filosofia, nos permitindo pensar de modo diferente, criando soluções (im)possíveis para tais contradições.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 11 — Filosofia da Educação Matemática

Como Citar

Labres Flugseder, R., & Assunção Santos, S. (2024). Os tradicionais paradoxos matemáticos e os paradoxos da filosofia da diferença de Gilles Deleuze: impactos na (Educação) Matemática. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-14. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/265