TikTok nas aulas de matemática: uma análise da produção de vídeos para a aprendizagem do conceito de fração no 6º ano do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Conceito de Fração, Ensino Fundamental, TikTok, Recurso Educacional, Aprendizagem

Resumo

O artigo investiga o potencial pedagógico do TikTok na aprendizagem do conceito de fração por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Justificado pela necessidade de melhorar o desempenho em matemática, o estudo integra o TikTok como recurso educacional alinhado aos interesses dos alunos conectados digitalmente. A pesquisa explora as potencialidades pedagógicas da produção de vídeos pelos alunos no TikTok. A metodologia qualitativa e exploratória inclui questionários, entrevistas e observações em duas turmas de 6º ano. Os resultados indicam que os alunos desenvolveram uma compreensão do conceito de fração, evidenciada nas suas explicações e aplicação prática dos conceitos. As considerações finais destacam a eficácia do TikTok como ferramenta educacional, sugerindo futuras pesquisas em outras áreas do currículo.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 06 — Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância

Como Citar

Welmer, M. S. W. ., & Cardoso, V. C. . (2024). TikTok nas aulas de matemática: uma análise da produção de vídeos para a aprendizagem do conceito de fração no 6º ano do Ensino Fundamental. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/266