Educação Matemática Inclusiva: Práticas Pedagógicas possíveis por meio do Desenho Universal para Aprendizagem à luz do pensamento complexo

Autores

Palavras-chave:

Conhecimento, Planejamento., Inclusão, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Intervenção Pedagógica

Resumo

Este artigo baseia-se em resultados preliminares de uma pesquisa de mestrado em andamento, descrevendo práticas pedagógicas desenvolvidas pela professora-pesquisadora (PP) em uma turma de 5º ano dos Anos Iniciais, em uma escola de Curitiba. O objetivo deste foi analisar o planejamento e a aplicação de práticas pedagógicas de matemática por meio do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), a partir de uma abordagem inclusiva fundamentada no pensamento complexo. A pesquisa emprega uma metodologia qualitativa, inclui intervenção pedagógica, estruturado nos cinco passos da modelização, com foco no conteúdo "Números e Operações". Esse processo está em consonância com os princípios do DUA: Engajamento, Representação, Ação e Expressão. Consideramos que essas práticas favorecem uma aprendizagem significativa e multifacetada, respeitando a diversidade de cada estudante.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 13 — Diferença, Inclusão e Educação Matemática

Como Citar

Raksa, P. R. ., Colaço Góes, H., & Teixeira Góes, A. R. (2024). Educação Matemática Inclusiva: Práticas Pedagógicas possíveis por meio do Desenho Universal para Aprendizagem à luz do pensamento complexo. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-13. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/268