A Modelagem Matemática como potencial à sustentabilidade: indicativas de educadores matemáticos portugueses

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Modelagem Matemática

Resumo

Neste texto, discutimos as possibilidades de promover a sustentabilidade por meio da Modelagem Matemática, conforme indicado por educadores matemáticos atuantes em Portugal. Baseamo-nos nas proposições da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a serem alcançados até 2030. Esses objetivos abrangem os aspectos sociais, econômicos e ambientais da sustentabilidade. Realizamos um estudo qualitativo entre janeiro e abril de 2024, entrevistando 10 professores-pesquisadores em Educação Matemática de seis instituições de ensino superior de Portugal. Os dados foram analisados a partir de técnicas da análise de conteúdo. Um dos resultados destacados foi a ênfase na Modelagem Matemática como uma ferramenta para promover a sustentabilidade, integrando-a aos conteúdos matemáticos.

Referências

Agenda 2030. (2016). Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Comate à Fome. Traduzido do inglês pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e revisado pela Coordenadoria-Geral de Desenvolvimento Sustentável (CGDES) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Última edição em 11 de fevereiro de 2016.

Barbieri, J. C. (2022). Desenvolvimento sustentável: das origens à Agenda 2030. Petrópolis: Vozes, 2020. 5 reimpressão.

Barbosa, J. C. (2009). Integrando Modelagem Matemática nas práticas pedagógicas. Educação Matemática em Revista, São Paulo, v. 14, n. 26, p. 17-25, mar.

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto. 3a reimp. 1a ed. São Paulo: Edições 70.

Bassanezi, R. C. (2006). Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. (3 ed.) São Paulo: Contexto.

Borssoi, A. H., Silva, K. A. P. & Ferruzzi, E. C. (2021). Modelagem matemática e educação STEM no ensino superior. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Anais do XIII SIPEM...Uberlândia (MG).

Fiorentini, D. & Lorenzato, S. (2006). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados.

Hartmann, A. L. B. & Maltempi, M. V. (2022). Modelagem Matemática na Escola Pública: experiências no 7º ano do Ensino Fundamental. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do XIV ENEM... 2022, On-line.

Hartmann, A. L. B. & Maltempi, M. V. (2023). Modelagem Matemática em projetos profissionais de vida de estudantes do campo: resultados iniciais. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. Anais da XII CNMEM... Porto Alegre, RS.

Malheiros, A. P. S. & Forner, R. (2018). O que dizem as CNMEM´s sobre as atividades de modelagem na educação básica? In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Anais do VII SIPEM... Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Mutti, G. S. L. & Klüber, T. E. (2018). Práticas pedagógicas de professores da educação básica num contexto de formação continuada em modelagem matemática na educação matemática. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Anais do VII SIPEM... Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Rangel, A. C. F. & Hartmann, A. L. B. (2021). Modelagem matemática, saneamento básico e sonegação de impostos: um relato de experiência de uma atividade didática na formação continuada de professores de Matemática. In: XIV Encontro Gaúcho de Educação Matemática, Pelotas. Anais, 2021.

Silveira, C. A. (2020). Sustentabilidade e consumo: uma utopia? In: Sartori, M. A., Tavares, S. M. N. & Pinato, T. B. (Orgs.). Objetivos de desenvolvimento sustentável: práticas para o alcance da agenda 2030. Primeira parte. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo.

Skovsmose, O. (2008). Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas/SP: Papirus.

Skovsmose, O. (2014). Um convite à Educação Matemática Crítica. Campinas: Papirus.

Souza, L. B. (2022). Modelagem Matemática: os olhares dos estudantes após o desenvolvimento de uma atividade. 216f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista. Instituto de Geociências e Ciências Exatas.

Unesco. (2017). Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Objetivos de aprendizagem. Publicado em 2017 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 7, place de Fontenoy, 75352 Paris 07 SP, França, e Representação da Unesco no Brasil.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 10 — Modelagem Matemática

Como Citar

Hartmann, A. L. B. ., Maltempi, M. V., & Domingos, A. M. D. . (2024). A Modelagem Matemática como potencial à sustentabilidade: indicativas de educadores matemáticos portugueses. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-11. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/271