O Campo Conceitual das Medidas de Dispersão: Discussões Iniciais
Palavras-chave:
Situações de Ensino, Medidas de Dispersão, Educação Estatística, Educação Básica, Teoria dos Campos ConceituaisResumo
O ensino de Estatística aborda vários conceitos na Educação Básica, destacando-se as Medidas de Dispersão, essenciais para analisar variáveis estatísticas em diversas situações cotidianas. Este trabalho constitui-se num ensaio teórico que tem por objetivo apresentar uma aproximação do campo conceitual das Medidas de Dispersão, propondo situações vinculadas à natureza da variável e à organização dos dados. Para os aspectos metodológicos, mapeou-se cinco situações com base no arcabouço da Teoria dos Campos Conceituais. Nossas reflexões ratificam a importância de compreender a distribuição das variáveis, envolvendo um número razoável de dados e o uso de gráficos adequados. Sugere-se que estudantes experimentem diversas situações para ampliar seus repertórios e reconhecer qual é o algoritmo das Medidas de Dispersão mais adequado para cada caso.
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