Jogos matemáticos na abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem à luz do pensamento complexo.

Autores

Palavras-chave:

Jogo, Matemática, Desenho Universal para Aprendizagem, Pensamento complexo, Ensino Fundamental Anos Iniciais

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, tendo como objetivo evidenciar as contribuições das intervenções pedagógicas envolvendo Jogos Multiplicativos no planejamento docente baseado no Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) à luz do pensamento complexo de Edgar Morin. A pesquisa ocorreu em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental e se caracteriza pela natureza qualitativa e o método de intervenção pedagógica. Para a organização e análise dos dados foram utilizados os passos da modelização com base nos objetivos específicos. Como resultado foi verificado que por meio dos três princípios, engajamento, representação, ação e expressão, pautados no planejamento DUA, é possível atender a cada estudante do universo da sala de aula, respeitando a diversidade existente e eliminando barreiras. 

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 13 — Diferença, Inclusão e Educação Matemática

Como Citar

Muniz, P. F. G. ., Góes, H. C. ., & Góes, A. R. T. (2024). Jogos matemáticos na abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem à luz do pensamento complexo. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-14. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/275