Educação Financeira e resolução de problemas abertos para o desenvolvimento do protagonismo e pensamento empreendedor no Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Educação Financeira, Resolução de problemas abertos, Protagonismo e pensamento empreendedor, Ensino Médio

Resumo

Neste trabalho apresentamos o recorte de uma investigação, em nível de Mestrado, que o objetivo era investigar atividades para o desenvolvimento do protagonismo financeiro por meio da Educação Financeira no contexto do Empreendedorismo, com alunos do 3º ano do Ensino Médio. Para atingi-lo, adotamos a abordagem qualitativa, para o envolvimento de treze alunos em sete encontros presenciais, que se deram nas aulas de Matemática desse ano de ensino. Na coleta de dados, foram utilizadas atividades, questionários e observação participante. Os resultados, analisados mediante o referencial teórico construído, indicaram que a sequência de atividades, com a resolução de problemas abertos sob o tema da Educação Financeira em um contexto empreendedor, contribui para o desenvolvimento do protagonismo e pensamento financeiro no Ensino Médio.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 02 — Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Como Citar

Recalcati , L. A., Figueiredo, F. F., & Homa, A. I. R. . (2024). Educação Financeira e resolução de problemas abertos para o desenvolvimento do protagonismo e pensamento empreendedor no Ensino Médio. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-11. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/276