Educação Financeira e resolução de problemas abertos para o desenvolvimento do protagonismo e pensamento empreendedor no Ensino Médio
Palavras-chave:
Educação Financeira, Resolução de problemas abertos, Protagonismo e pensamento empreendedor, Ensino MédioResumo
Neste trabalho apresentamos o recorte de uma investigação, em nível de Mestrado, que o objetivo era investigar atividades para o desenvolvimento do protagonismo financeiro por meio da Educação Financeira no contexto do Empreendedorismo, com alunos do 3º ano do Ensino Médio. Para atingi-lo, adotamos a abordagem qualitativa, para o envolvimento de treze alunos em sete encontros presenciais, que se deram nas aulas de Matemática desse ano de ensino. Na coleta de dados, foram utilizadas atividades, questionários e observação participante. Os resultados, analisados mediante o referencial teórico construído, indicaram que a sequência de atividades, com a resolução de problemas abertos sob o tema da Educação Financeira em um contexto empreendedor, contribui para o desenvolvimento do protagonismo e pensamento financeiro no Ensino Médio.
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