Resolução de problemas a partir de um texto jornalístico no Ensino Médio
Palavras-chave:
Design de problemas , Resolução de problemas, Matemática e suas Tecnologias, dados percentuais e estatísticos, Educação Básica.Resumo
Neste artigo apresenta-se um recorte dos resultados de uma investigação qualitativa, em que alunos do Ensino Médio resolveram problemas a partir de um texto jornalístico. O objetivo da investigação era compreender as potencialidades e/ou limitações metodológicas e educacionais da resolução de problemas na área da Matemática e suas Tecnologias, no Ensino Médio, quando o design de problemas é realizado pelo professor com o uso de tecnologias digitais. Os problemas, com respostas de múltipla escolha, foram produzidos a partir do texto jornalístico extraído da Internet e propostos a alunos da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, em aulas de Matemática. Para resolvê-los, precisaram ler e interpretar o texto jornalístico e elaborar as estratégias, o que favoreçam a solução. Por meio disso, puderam revisar e aprimorar os conhecimentos de porcentagem e de análise de dados estatísticos, que contribuíram para a reflexão e compreensão do tema abordado no texto.
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