Cinema como Meio de Revelação: tecnologia e educação matemática na transposição de problemas de gênero
Palavras-chave:
Estudos Culturais, Cyborgs, Retas paralelas e transversais, Formação de professores, LGBTQIAP+Resumo
Essa pesquisa qualitativa objetiva discutir o Cinema (via streaming[1]) como meio de revelação de ações, situações, visões, utopias ou encantamentos à educação matemática, de forma a provocar a transposição de problemas de gênero e articular essa transposição com planos de aula de matemática, por parte de um/a professor/a de matemática. Nesse sentido, discutimos a ideia de Tecnologias Digitais como “meios de revelação”, a concepção de já sermos cyborgs e a transposição de problemas, em específico, de gênero. No caso deste estudo, nos debruçamos sobre a análise de uma cena escolhida e a produção de um plano de aula de matemática por parte de um/a professor/a. Encontramos gretas no “CIStema”[2], de maneira que a transposição de problemas revelados pelo Cinema, permitiram ao sujeito vislumbrar sua responsabilidade social e héxis política sob sustentação matemática, em prol de pessoas trans.
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