Tendências de pesquisas sobre o formador de professores que ensinam matemática no Brasil: um estudo a partir dos SIPEM

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Palavras-chave:

Formador, Formação de professores que ensinam Matemática, Estado do conhecimento, Conhecimentos e crenças, Desenvolvimento profissional

Resumo

Este estudo objetiva descrever e sistematizar resultados de investigações sobre o formador de professores que ensinam Matemática apresentadas nas oito edições do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM). Doze textos, a maioria apresentada no GT07 - Formação de Professores que ensinam Matemática, constituem o corpus. Seguindo a perspectiva qualitativa, com uma análise transversal, delimita quem é o formador, seu local de trabalho, contexto de atuação profissional e com que docentes atua. A partir dos resultados, as pesquisas foram organizadas em dois grupos temáticos: (i) crenças e conhecimentos ou saberes e (ii) formação, aprendizagem, desenvolvimento ou constituição profissional. Os resultados demarcam o conhecimento produzido sobre o formador e qualificam algumas de suas lacunas.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 07 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

Figueiredo Coura, F. C., & Jacques Ribeiro, A. (2024). Tendências de pesquisas sobre o formador de professores que ensinam matemática no Brasil: um estudo a partir dos SIPEM. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/282