O uso didático do Powersim para o ensino de equações diferenciais
Palavras-chave:
Equações Diferenciais, Powersim, Problema da Vazão, Tecnologias DigitaisResumo
Neste trabalho, apresentamos uma investigação sobre as contribuições do uso do Software Powersim durante o desenvolvimento de atividades de cunho investigativo-exploratório envolvendo taxas de variações instantâneas. As atividades foram elaboradas considerando a Teoria do Uso Didático das Tecnologias Digitais (TUDITEC), na perspectiva da Investigação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o objetivo de investigar as propriedades da TUDITEC que emergem no uso didático do Powersim para o desenvolvimento de atividades envolvendo taxas de variações. Como resultado, as simulações computacionais possibilitaram a construção de gráficos e tabelas temporais, viabilizando assim, a validação das conjecturas elaboradas pelos participantes. Além disso, pode-se observar a ocorrência das quatro Propriedades Tecnológicas Relevantes da TUDITEC, com destaque para a visualização e praticabilidade.
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