A Educação Matemática Crítica e a ideia de função no Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Registros de Representação Semiótica, Educação Matemática Crítica, Ideia de função, Ensino Médio

Resumo

O presente trabalho é parte da pesquisa de doutorado da primeira autora, que está em andamento. Neste artigo, objetiva-se apresentar o estudo que explora os Registros de Representação Semiótica (RRS) por meio dos ambientes de aprendizagem de forma a buscar o ensino que considere uma Educação Matemática Crítica (EMC) no currículo de Matemática do Ensino Médio. Foi utilizada a pesquisa qualitativa com análise interpretativa. O trabalho foi realizado com 20 estudantes da rede pública estadual de Mato Grosso. O ensino do conteúdo de função com a utilização dos RRS nas atividades contextualizadas, por meio de situações envolvendo temas do cotidiano dos estudantes, utilizando os ambientes de aprendizagem e o conhecimento reflexivo, oportunizou o desenvolvimento da matemacia. 

Referências

Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. (3. ed.) Porto Alegre, RS: Artmed.

Duval, R. (2009). Semiósis e pensamento humano: registro semiótico e aprendizagens intelectuais. Tradução de L. F. Levy e M. R. A. Silveira. São Paulo, SP: Livraria da Física.

Duval, R. (2011). Ver e ensinar a Matemática de outra forma: entrar no mundo matemático de pensar: os Registros de Representação Semiótica. (1.ed.). São Paulo, SP: PROEM.

Duval, R. (2012). Registros de Representação Semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Tradução de M. T. Moretti. Revista Eletrônica de Matemática, 7(2), 266-297.

Duval, R. (2016). Registros de Representação Semiótica e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. In: S. D. A. Machado (org.). Aprendizagem em Matemática: Registros de Representação Semiótica. Campinas, SP: Papirus.

Gomes, R. (2016). Análise e interpretação de dados na pesquisa qualitativa. In: M. C. S. Minayo. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. (1. ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Lopes, A. C. & Macedo, E. (2011). Teorias de currículo. (1. ed.). (3. reimp.). São Paulo, SP: Cortez.

Skovsmose, O. (2001). Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus.

Skovsmose, O. (2010). Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica. (2. ed.) Campinas, SP: Papirus.

Skovsmose, O. (2015). Um convite à Educação Matemática Crítica. Campinas, SP: Papirus, 2015.

Souza, J. R. (2020). Multiversos Matemática: conjuntos e função afim. Manual do professor. São Paulo, SP: Editora FTD.

Teixeira, L. A. (2020). (Org.). Diálogo: Matemática e suas tecnologias: funções e progressões. Manual do professor. (1. ed.). São Paulo, SP: Moderna.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 03 — Currículo e Educação Matemática

Como Citar

Domingues, R. F., & Olgin, C. de A. (2024). A Educação Matemática Crítica e a ideia de função no Ensino Médio. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-14. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/288