Narrativas pedagógicas como práticas de (auto)formação de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Perspectiva histórico-cultural, Design research, Colaboração, Aprendizagens docentes

Resumo

Este trabalho refere-se a uma pesquisa realizada em um grupo colaborativo de professores que ensinam matemática na educação básica. Tem como objetivo evidenciar o papel da colaboração – existente no grupo e mediada pela produção, discussão, análise e reflexão de narrativas pedagógicas. Apoia-se teoricamente na perspectiva histórico-cultural, com aportes metodológicos de design research. O recorte aqui apresentado toma duas narrativas pedagógicas de professoras pedagogas e no processo analítico foram consideradas três unidades temáticas – a intencionalidade pedagógica da professora; a análise dos raciocínios dos estudantes; e as aprendizagens compartilhadas.  O grupo se constitui em espaço de (auto)formação docente, pois tem possibilitado aos participantes aprendizagens de práticas a partir de narrativas pedagógicas, bem como modos de analisar os raciocínios matemáticos dos alunos.

 

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 07 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

Nacarato, A. M., & Custódio, I. A. (2024). Narrativas pedagógicas como práticas de (auto)formação de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/289