O Pensamento Matemático Avançado no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias e de Geometria Analítica e Cálculo Vetorial
Palavras-chave:
Pensamento Matemático Avançado, Equações Diferenciais Ordinárias, Geometria Analítica e Cálculo Vetorial, Educação Matemática no Ensino SuperiorResumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática no Ensino Superior da Universidade Federal de Ouro Preto sobre a mobilização de processos do Pensamento Matemático Avançado (PMA) no ensino de alguns conteúdos de Equações Diferenciais Ordinárias e de Geometria Analítica e Cálculo Vetorial. A metodologia contemplou uma pesquisa teórico-bibliográfica e a análise de conteúdos em livros didáticos das referidas disciplinas. A análise dos conteúdos foi embasada na teoria de Tommy Dreyfus e evidenciou a mobilização dos seguintes processos mentais característicos do PMA: representação simbólica, mudança de representações e tradução entre elas, visualização, modelação, sintetização e generalização. As conclusões da pesquisa apontam para a possibilidade de potencialização do desenvolvimento do PMA no Ensino Superior.
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