Altas Habilidades na Educação Profissional e Tecnológica: das escutas e anseios à implementação de uma formação continuada
Palavras-chave:
Altas Habilidades, Superdotação, Formação Continuada, Instituto Federal, Educação Profissional e TecnológicaResumo
O artigo sintetiza uma tese que investigou a implementação de uma formação continuada para promover a Política Nacional de Educação Especial para estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD) no IFSul Sapucaia do Sul. A pesquisa qualitativa envolveu observação participante e análise interpretativa dos dados. Foram realizadas entrevistas com estudantes AHSD, docentes de Matemática e gestores. Os resultados mostraram que professores e gestores sentiam necessidade de maior aprofundamento da temática. Os estudantes reconheceram as atividades desenvolvidas pelo campus, embora relatem que estas ocorrem principalmente quando solicitadas. A formação continuada foi bem recebida pelos participantes devido ao encontro com estudantes AHSD e à qualidade dos materiais utilizados. Como ponto a melhorar, indicou-se a abordagem de instrumentos de identificação de estudantes AHSD.
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