Tarefas matemáticas: possibilidades e perspectivas didáticas para a prática docente nos anos finais do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Números e Operações, Tarefas Matemáticas, Resolução de Problemas, Demanda CognitivaResumo
Apresentam-se os resultados de duas pesquisas do Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática, analisando tarefas matemáticas conforme sua demanda cognitiva. A primeira avaliou as contribuições de uma Sequência Didática Eletrônica para a consolidação do Pensamento Aritmético em estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, utilizando tarefas de resolução de problemas. A segunda investigou a evolução das aprendizagens na implementação de uma Recuperação Paralela envolvendo Números e Operações, conforme a BNCC, com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Possuem uma abordagem qualitativa, configurando-se como estudos de caso. A Sequência Didática Eletrônica como estratégia para o ensino e aprendizagem do Pensamento Aritmético oportunizou a recuperação dos estudantes nos conceitos que apresentaram dificuldades, com significativa melhora na interpretação de enunciados.
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