Um estudo sobre a mediação técnica entre estudantes e o ChatGPT em uma prática de educação matemática

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, ChatGPT, Mediação Técnica, Teoria Ator-Rede

Resumo

Neste texto, buscamos descrever o processo de mediação técnica entre estudantes e o ChatGPT em uma prática de educação matemática. Trata-se de um estudo do tipo Experimento de Ensino, em que os dados foram produzidos em um episódio desenvolvido em um Laboratório de Informática de uma escola pública brasileira. Procedemos à observação da realização de uma tarefa matemática, registrando-a em vídeo com o auxílio de uma câmera. Após a produção desse material, os dados foram transcritos, sistematizados e analisados com o auxílio do léxico sociológico de Bruno Latour. Os resultados sugerem que a emergência do híbrido estudante-ChatGPT sofreu influência de outros dois atores: a tarefa e a professora, que se mostraram capazes de dificultar e facilitar, respectivamente, o referido processo, ou seja, ele não dependeu apenas das categorias associadas.

Referências

Asare, B., Arthur, Y. D., & Boateng, F. O. (2023). Exploring the Impact of ChatGPT on Mathematics Performance: The Influential Role of Student Interest. Education Science and Management, 1(3), 158–168. https://doi.org/10.56578/esm010304

Bairral, M., & Aldon, G. (2024). The Integration of Digital Technology in Task-Design on Eye-Tracking Studies in Geometry. Journal of Research in Mathematics Education, 13(2), 164–179. https://doi.org/10.17583/redimat.15041

Borba, M. de C., & Balbino Junior, V. R. (2023). ChatGPT e educação matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, 25(3), 142–156. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p142-156

Borba, M., & Villarreal, M. E. (2005). Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: Information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization (Vol. 39). Springer.

Cardoso, T. (2017). A mediação técnica em Heidegger e Latour. PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM, 1(1), 59. https://doi.org/10.31657/rcp.v1i1.8

Cooper, G. (2023). Examining Science Education in ChatGPT: An Exploratory Study of Generative Artificial Intelligence. Journal of Science Education and Technology, 32(3), 444–452. https://doi.org/10.1007/s10956-023-10039-y

Dorrestijn, S. (2017). The Care of Our Hybrid Selves: Ethics in Times of Technical Mediation. Foundations of Science, 22(2), 311–321. https://doi.org/10.1007/s10699-015-9440-0

Getenet, S. (2024). Pre-service teachers and ChatGPT in multistrategy problem-solving: Implications for mathematics teaching in primary schools. International Electronic Journal of Mathematics Education, 19(1), em0766. https://doi.org/10.29333/iejme/14141

Latour, B. (1994). On technical mediation - philosophy, sociology, genealogy. Common Knowledge, 3(2), 29–64.

Latour, B. (2000). Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. Unesp.

Latour, B. (2012). Reagregando o social: uma introdução à teoria Ator-Rede. EDUFBA - EDUSC.

Latour, B. (2021). Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica (4o ed). Editora34.

Lemos, A. (2013). A comunicação das coisas: Teoría Ator-Rede e cibercultura. Annablume.

Li, P.-H., Lee, H.-Y., Cheng, Y.-P., Starčič, A. I., & Huang, Y.-M. (2023). Solving the Self-regulated Learning Problem: Exploring the Performance of ChatGPT in Mathematics (p. 77–86). https://doi.org/10.1007/978-3-031-40113-8_8

Lira, I. S., & Barbosa, J. C. (2024). Os objetos em uma possível aula: rastreando associações entre humanos e não humanos em práticas de educação matemática. Ciência & Educação (Bauru), 30, 1–15.

Lira, I. S., Moura, J. S., & Souza, I. S. (2022). Jogos digitais no ensino de matemática: Tecendo outras trilhas. In 26º Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, São Luiz. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPED.

Lo, C. K. (2023). What Is the Impact of ChatGPT on Education? A Rapid Review of the Literature. Education Sciences, 13(4), 410. https://doi.org/10.3390/educsci13040410

Macedo, E. F. de, & Silva, P. de T. B. da. (2021). Pesquisa pós-qualitativa e responsabilidade ética: notas de uma etnografia fantasmática. Práxis Educacional, 17(48), 1–20. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8902

Milani, R. (2020). Transformar Exercícios em Cenários para Investigação. Perspectivas da Educação Matemática, 13(31), 1–18. https://doi.org/10.46312/pem.v13i31.9863

Neto, J. C. N. S., & Barbosa, J. C. (2024). Experiências de professores que ensinam matemática que levam ao desafio do paradigma do exercício. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, 26(1), 593–617. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p593-617

Paulussi, B., & Grassmann, J. (2020). Cenários para Investigação: humanidades e matemática em contexto. Ática.

Rosa, M., & Souto, D. L. P. (2023). Mathematics Education and Digital Technologies: how are media, artifacts, instruments, tools and technological means presented? Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 13(3), 1–12. https://doi.org/10.37001/ripem.v13i3.3614

Siegle, D. (2023). A Role for ChatGPT and AI in Gifted Education. Gifted Child Today, 46(3), 211–219. https://doi.org/10.1177/10762175231168443

Sinclair, N., & de Freitas, E. (2019). Body studies in mathematics education: diverse scales of mattering. ZDM, 51(2), 227–237. https://doi.org/10.1007/s11858-019-01052-w

Skovsmose, O. (2000). Cenários para Investigação. Bolema, 13(14), 1–24.

Sperling, K., Stenliden, L., Nissen, J., & Heintz, F. (2022). Still w(AI)ting for the automation of teaching: An exploration of machine learning in Swedish primary education using Actor‐Network Theory. European Journal of Education, 57(4), 584–600. https://doi.org/10.1111/ejed.12526

Steffe, L., & Thompson, P. (2000). Teaching experiment methodology: Underlying principles and essential elements. Em A. Kelly & R. Lesh (Orgs.), Research design in mathematics and science education (p. 267-307)). Erlbaum.

Supriyadi, E., & Kuncoro, K. S. (2023). Exploring the future of mathematics teaching: Insight with ChatGPT. Union: Jurnal Ilmiah Pendidikan Matematika, 11(2), 305–316. https://doi.org/10.30738/union.v11i2.14898

White, T. (2019). Artifacts, Agency and Classroom Activity: Materialist Perspectives on Mathematics Education Technology. Cognition and Instruction, 37(2), 169–200. https://doi.org/10.1080/07370008.2019.1578775

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 06 — Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância

Como Citar

Lira, I. S., & Barbosa, J. C. (2024). Um estudo sobre a mediação técnica entre estudantes e o ChatGPT em uma prática de educação matemática. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-18. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/295