Concepções sobre Educação Matemática nos Documentos Curriculares das Licenciaturas em Matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Palavras-chave:
Formação de Professores, Licenciatura em Matemática, Currículo, Educação Matemática, ConcepçõesResumo
Discussões sobre os currículos das licenciaturas em Matemática evidenciam a reincidência do modelo “3+1” de formação, o qual implica, dentre outras coisas, na inserção e no papel da Educação Matemática nesses cursos. Este trabalho tem por objetivo identificar concepções relativas à Educação Matemática presentes nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e, para isso, realizou-se uma investigação documental qualitativa, à luz de referenciais teóricos como Cristovão et al. (2023), Moreira (2012), Moreira e David (2018) e Moreira e Ferreira (2021). Evidencia-se que nos documentos curriculares esse campo está majoritariamente considerado apenas em sua vertente didática, atrelado à esfera do “ensino de” tópicos matemáticos e praticamente restrito ao âmbito das chamadas “disciplinas integradoras”.
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