Interfaces entre Letramento Estatístico e Discussões Argumentativas sobre Notícias e Desinformações: uma proposta de Ensino

Autores

Palavras-chave:

Letramento Estatístico, Discussões argumentativas, Desinformações, Proposta de ensino de Estatística

Resumo

Este artigo visa discutir, em uma perspectiva teórica, de cunho bibliográfico, as potencialidades do discurso argumentativo no âmbito de interpretações de dados estatísticos, tendo em vista a promoção de contextos de ensino e aprendizagem dialógicos e críticos, propícios ao Letramento Estatístico, para enfrentar a desinformação. Essa discussão fundamenta um projeto de pesquisa de doutorado em desenvolvimento que será realizado com estudantes do Ensino Médio, por meio de uma proposta de ensino. Apresentamos a proposição de cinco parâmetros que podem ser utilizados para a construção de abordagens de ensino de estatística que sejam potencializadas pelas discussões argumentativas. O estudo fornece contribuições à área da Educação Estatística, servindo como referência para pesquisas que aprofundem práticas pedagógicas de Letramento Estatístico e argumentação crítica.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 12 — Educação Estatística

Como Citar

Lopes, C., Monteiro, C., & De Chiaro, S. . (2024). Interfaces entre Letramento Estatístico e Discussões Argumentativas sobre Notícias e Desinformações: uma proposta de Ensino. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-14. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/301