Grupos colaborativos e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional Docente, Grupo Colaborativo, Matemática

Resumo

O desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática e os grupos colaborativos fazem parte das discussões e das investigações em Educação Matemática. O objetivo deste texto foi identificar características dos grupos colaborativos que podem contribuir para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. Realizaram-se entrevistas narrativas com coordenadores de 11 grupos colaborativos. As características apresentadas que foram constituindo os grupos contribuem para que os professores sejam valorizados, tenham um espaço em que são ouvidos, aprendam sobre questões relacionadas às discussões realizadas e possam compartilhar ideias, práticas de sala de aula etc. Colaboração, desenvolvimento profissional docente e insubordinação criativa estão inter-relacionados e se retroalimentam à medida que as características dos grupos contribuem para criar um espaço formativo que valoriza a docência.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 07 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

Carneiro, R. F., & Grando, R. C. (2024). Grupos colaborativos e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/302