Percepções sobre o SAERS: uma análise de professores que ensinam Matemática
Palavras-chave:
Avalições Externas, Práticas Pedagógicas, ASIResumo
Este estudo analisa a influência das avaliações externas, especificamente do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (SAERS), nas percepções e práticas de professores que ensinam matemática nas escolas municipais de Santa Maria, RS. Utilizando a Análise Estatística Implicativa, foram interpretadas as respostas de um questionário aplicado a 53 professores. Revelou-se que o suporte institucional, o alinhamento dos objetivos das avaliações com as metas educacionais, a disponibilidade de recursos e o engajamento dos pais são fundamentais para a percepção dos professores sobre a utilidade do SAERS. Os achados sugerem que esses fatores influenciam significativamente a implementação de mudanças pedagógicas e ajustes curriculares, sublinhando a necessidade de políticas educacionais integradas para melhorar as práticas de ensino.
Referências
Afonso, A. J. (2013). Mudanças no Estado-avaliador: comparativismo internacional e teoria da modernização revisitada. Revista Brasileira de Educação, (53), 267-284.
Alvarse, O. M., Bravo, M. H., & Machado, C. (2013). Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências. Estudos em Avaliação Educacional, 54, 12-31.
Belloni, I., Magalhães, H. D., & Sousa, L. C. D. (2001). Metodologia de avaliação em políticas públicas: uma experiência em educação profissional. São Paulo, SP: Cortez.
Forgus, R. H. (1971). Percepção: o processo básico do desenvolvimento cognitivo. São Paulo, SP: Herder.
Gaiola, C. (2015). Percepção e atitude dos professores de ensino fundamental e médio em relação à avaliação em larga escala (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.
Gras, R., & Régnier, J.-C. (2015). Origem e desenvolvimento da análise estatística implicativa (A.S.I.). In J. A. Valente & M. E. B. Almeida (Orgs.), Uso do CHIC na formação de educadores: à guisa de apresentação dos fundamentos e das pesquisas e foco (pp. xx-xx). Rio de Janeiro, RJ: Letra Capital.
Masola, W. J., & Allevato, N. S. G. (2019). Dificuldades de aprendizagem matemática: algumas reflexões. Educação Matemática Debate, 3(7), 52-67.
Porto Alegre. Decreto nº 56.679, de 5 de outubro de 2022. (2022). Institui o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul - SAERS. Porto Alegre, RS.
Régnier, J.-C., & Andrade, V. L. V. X. (2020). Análise estatística implicativa e análise de similaridade no quadro teórico e metodológico das pesquisas em ensino de ciências e matemática com a utilização do software CHIC. Recife, PE: EDUFRPE.
Saviani, D. (2007). O Plano de Desenvolvimento da Educação: análise do projeto do MEC. Educação & Sociedade, 100, 1231-1255.
Shiroma, E. O., & Schneider, M. C. (2011). Professores em exame: reflexões sobre políticas de avaliação docente. Práxis Educativa (Brasil), 6(1), 31-44.
Sternberg, R. J. (2008). Psicologia cognitiva (4ª ed.). Porto Alegre, RS: Artmed.
Sudbrack, E. M., & Cocco, E. M. (2014). Avaliação em larga escala no Brasil: potencial indutor de qualidade. Roteiro, UNOESC, 347-369.
Vicente, M. A., & Silveira, O. J. (2023). Políticas educacionais neoliberais e avaliação externa: experiências do SAERS em escolas públicas de Rio Grande. Linguagens, Educação e Sociedade, 27(55), 1-24.
Werber, S. (2008). Relações entre esferas governamentais na educação e PDE: o que muda? Cadernos de Pesquisa, 38, 305-318.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.