Pandemia da Covid-19: Tecnologias Digitais utilizadas por uma comunidade de professores(as) de matemática do estado de Rondônia

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Prática Pedagógica, Pandemia da Covid-19

Resumo

A pesquisa objetivou elucidar aspectos da prática pedagógica de uma comunidade de professores(as) de matemática, constituída como comunidade de prática, durante o compartilhamento e planejamento de atividades para o ensino remoto no contexto pandêmico. A investigação, de natureza qualitativa, analisou interações virtuais de docentes da Educação Básica e do Ensino Superior. Identificamos que o uso de recursos como sites educacionais, plataformas digitais interativas e aplicativos do Google ofereceram meios para a adaptação ao ensino remoto, permitindo a continuidade educacional durante o distanciamento físico e social no período pandêmico. Os(As) professores(as) compartilharam práticas pedagógicas, desenvolveram planos de aula colaborativos e exploraram o potencial das mídias digitais para engajar e avaliar alunos.

Referências

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70.

Borba, M. C. (2012). Humans-with-media and continuing education for mathematics teachers in online environments. ZDM: The International Journal on Mathematics Education, 44, 801–814. Disponível em https://link.springer.com/article/10.1007/s11858-012-0436-8. Acesso em: 24 fev. 2022.

Borba, M. C., Scucuglia, R. R. S., & Gadanidis, G. (2020). Fases das tecnologias digitais em educação matemática: Sala de aula e internet em movimento (3ª ed.). Belo Horizonte: Autêntica. (Tendências em Educação Matemática).

Borba, M. C., Souto, D. L. P., & Canedo Júnior, N. R. (2022). Vídeos na educação matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais (1ª ed.). Belo Horizonte: Autêntica. (Tendências em Educação Matemática).

Creswell, J. W. (2014). Cinco abordagens qualitativas de investigação. In Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: Escolhendo entre cinco abordagens (pp. 67–96). Porto Alegre: Penso.

Engelbrecht, J., Borba, M. C., Llinares, S., et al. (2020). Will 2020 be remembered as the year in which education was changed? ZDM: The International Journal on Mathematics Education, 52, 821–824. Disponível em https://link.springer.com/article/10.1007/s11858-020-01185-3. Acesso em: 09 nov. 2022.

Franco, M. L. P. B. (2008). Análise de conteúdo. Brasília, DF: Liber Livro.

Freire, P., & Guimarães, S. (2021). Educar com a mídia: Novos diálogos sobre educação (3ª ed.). São Paulo: Paz e Terra.

Goldenberg, M. (2015). A arte de pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record.

Hernán-García, M., Lineros-González, C., & Ruiz-Azarola, A. (2021). Cómo adaptar una investigación cualitativa a contextos de confinamiento. Gaceta Sanitaria, 35(3), 298–301. Disponível em https://bit.ly/3O8FCM5. Acesso em: 13 abr. 2022.

Leite, E. A. P., & Passos, C. L. B. (2020). Considerações sobre lacunas decorrentes da formação oportunizada no curso de Licenciatura em Matemática no Brasil. Revista de Educação Pública, 29(jan/dez). Disponível em https://bit.ly/3NYOrrx. Acesso em: 23 out. 2022.

Lopes, A. R. L. V. (2009). Aprendizagem da docência em matemática: O Clube de Matemática como espaço de formação inicial de professores. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo.

Milani, S. M. (2024). Espaço formativo online: Aspectos da prática pedagógica dialogados por uma comunidade de professores de matemática de Rondônia durante a pandemia da Covid-19 (Tese de doutorado). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

Wenger, E. C. (1998). Communities of practice: Learning, meaning, and identity. Cambridge: University Press.

Wenger, E., & Wenger-Trayner, B. (2015). Communities of practice: A brief introduction. Disponível em https://bit.ly/4b6xV2I. Acesso em: 12 nov. 2020.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 06 — Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância

Como Citar

Milani, S. M., & Silva, R. S. R. da. (2024). Pandemia da Covid-19: Tecnologias Digitais utilizadas por uma comunidade de professores(as) de matemática do estado de Rondônia. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/305