Contribuições do ensino de matemática para a permanência de estudantes em turmas de EJA de uma escola pública da zona rural cearense

Autores

Palavras-chave:

Educação de jovens, adultos e idosos, Ensino de matemática, Permanência na EJA

Resumo

Neste texto, discutimos as influências do ensino de matemática à permanência dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola rural do Ceará. Construímos os dados usando entrevistas semiestruturadas, captadas com duas estudantes, e que analisamos à luz de estudos da Educação e Educação Matemática, que discutem permanência e EJA. Os resultados indicam que as estudantes frequentam à escola motivadas pelo desejo de aprender a ler, escrever e fazer contas. Concluímos que elas gostam das aulas de matemática, da forma como as professoras lecionam, e reconhecem que o ensino de matemática contribui às permanências na escola rural. Estas permanências ligam-se ao desejo de aprender os conteúdos curriculares, às relações de afetividade e ao pertencimento à escola rural.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 16 — Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas

Como Citar

Xavier, F. J. R. (2024). Contribuições do ensino de matemática para a permanência de estudantes em turmas de EJA de uma escola pública da zona rural cearense. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-11. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/310