A educação financeira escolar para emancipar mulheres estudantes da EJA em relacionamentos abusivos

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Educação Financeira, Emancipação feminina

Resumo

Essa pesquisa em andamento discute a importância da educação financeira na emancipação de mulheres que frequentam a Educação de Jovens, Adultos e Idosos e estão em relacionamentos abusivos. O estudo destaca como a educação financeira pode ajudar essas mulheres a desenvolverem autonomia e consciência crítica sobre suas situações econômicas e sociais. A pesquisa, através de entrevistas narrativas, busca entender a relação entre a dependência financeira e a permanência em relações abusivas, propondo que a escola pode ser um espaço de debate e conscientização sobre os direitos das mulheres. Como resultado preliminar, podemos destacar 50%, das alunas que participaram das entrevistas, acreditam que estudar seja um caminho para ter independência.

 

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 16 — Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas

Como Citar

Araujo , L. ., & Vargas , A. . (2024). A educação financeira escolar para emancipar mulheres estudantes da EJA em relacionamentos abusivos. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-9. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/311