Formação de professores emModelagem Matemática: compreensões e convergências

Autores

Palavras-chave:

formação de professores em Modelagem Matemática, fenomenologia, formação da pessoa humana

Resumo

O artigo apresenta compreensões e convergências em três pesquisas de doutorado desenvolvidas entre os anos de 2018 e 2023. As pesquisas têm como lócus a formação de professores de Matemática em Modelagem Matemática e ocorreram em contextos como a formação inicial, a formação continuada e a formação a partir de professores/pesquisadores. Ela interroga: O que se mostra de compreensões e convergências no âmbito de pesquisas sobre formação de professores em modelagem matemática em diferentes contextos? e é orientada pela abordagem fenomenológica de pesquisa. Das análises e interpretações sobressaíram-se a compreensão da vivência da pessoa que desenvolve e dissemina a Modelagem, , a integração entre teoria e prática e a valorização da interação e vivência com o outro na formação em Modelagem.

Referências

Alfieri, F. Pessoa Humana e singularidade em Edith Stein: uma nova fundação da antropologia filosófica. 1 ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

Bicudo, M. A. V. (2000). Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo, SP: Cortez.

Bicudo, M. A. V. (2011). Pesquisa Qualitativa: Segundo uma visão fenomenológica. São Paulo, SP: Cortez.

Braz, B. C.; Oliveira. W. P. & Kato, L. A. (2018) Práticas de ensino com modelagem matemática: influências de momentos vivenciados na formação inicial. In: Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 1-13). Foz do Iguaçu, PR.

Cararo, E. F. F. (2017). O sentido da formação continuada em modelagem matemática na Educação Matemática desde os professores participantes. 2017. 186f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, PR.

Cararo, E. F. F. (2022). O Professor que desenvolve Modelagem Matemática na Educação Básica no Estado do Paraná. 2022. 152 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, PR.

Inwood, M. (2002). Dicionário Heidegger. Tradução de L. B. de Holanda. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar.

Loureiro, D. Z. (2022). Sobre a formação de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática: do ôntico ao ontológico. 2022. 160f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, PR.

Manganaro, P. (2016). Fenomenologia da relação: a pessoa humana em Edith Stein. Tradução de C. Peretti. Curitiba, PR: Juruá.

Martins, S.R. Formação continuada de professores em modelagem matemática na educação matemática: o sentido que os participantes atribuem ao grupo. 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2016.

Mutti, G.S. L, Adoção da Modelagem Matemática em um contexto de formação continuada. 2020, 193 p. Tese (doutorado), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Programa de Pós-Graduação em educação em ciências e educação Matemática, 2020.

Mutti, G. S. L. & Klüber. T. E. (2018). Práticas pedagógicas de professores da Educação Básica num contexto de formação continuada em modelagem matemática na educação matemática. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 1-13). Foz do Iguaçu, PR.

Palmer, R. E. (2008). Hermenêutica. Lisboa, Portugal: Edições 70.

Pereira, E. (2023). O estagiário da licenciatura ao estar com o professor regente que assume a modelagem matemática em sala de aula. 2023. 123f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR.

Savian Filho, J. Empatia. Edmund Husserl e Edith Stein: apresentações didáticas. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

Sberga, A. A. (2014). A formação da pessoa em Edith Stein: um percurso de conhecimento do núcleo interior. (1 ed.) São Paulo, SP: Paulus.

Souza, Nagmar Ferreira de. Modos de uma professora compreender Modelagem Matemática com apoio exclusivo na literatura. 2022. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 10 — Modelagem Matemática

Como Citar

Cararo, E. de F. F. ., Pereira, E., & Loureiro, D. Z. . (2024). Formação de professores emModelagem Matemática: compreensões e convergências. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-13. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/312