A importância das perguntas e de suas diferentes tipologias na mediação do professor durante uma atividade realizada com estudantes de um curso de Engenharia
Palavras-chave:
Experiência de Aprendizagem Mediada, Tipologia de perguntas, Engenharia, Autovalor, AutovetorResumo
Nesse artigo, baseado nos dados apresentados na tese de doutoramento de Philot, apresenta-se uma análise dos diálogos realizados entre três estudantes de um curso Engenharia e a pesquisadora, que foram gravados e transcritos, durante a resolução de uma atividade, envolvendo o objeto matemático autovalor e autovetor. O foco está nas manifestações da pesquisadora, nos momentos das mediações fundamentadas na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e na Experiência de Aprendizagem Mediada, buscando identificar as diferentes tipologias de perguntas utilizadas por esta. Nessa pesquisa de caráter qualitativa, observa-se que fazer um questionamento ao estudante com clara intencionalidade pedagógica, no sentido de estimulá-lo e de fazer com que supere alguns entraves e colocá-lo diante de um conflito cognitivo, é fundamental para sua aprendizagem.
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