Desafios e percepções na implementação da BNCC no Currículo de Matemática: o papel da Formação Continuada nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Currículo de Matemática, Formação Continuada, Percepções Docentes

Resumo

Este artigo investiga as percepções de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a implementação da BNCC no currículo de Matemática, focando nos desafios e contribuições de uma Formação Continuada. Utilizando uma abordagem qualitativa, esta pesquisa empírica coletou dados de 16 professoras de Bom Retiro do Sul, RS, via questionários. Fundamentado em Coll, Libâneo e Zabala, evidenciou-se a importância da Formação Continuada para compreender as dificuldades docentes com as diretrizes da BNCC. As dificuldades incluem a complexidade dos conteúdos e a falta de clareza na aplicação prática. Conclui-se que a BNCC ainda gera dúvidas na prática docente, e a Formação Continuada é importante para promover discussões sobre currículo de matemática na prática docente.

Referências

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (2017). Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, DF.

Coll, C. (1998). Os conteúdos na Reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Tradução de B. A. Neves. (1. ed.). Porto Alegre, RS: Artmed.

Gerhardt, T. E. & Silveira, D. T. (Orgs.) (2009). Métodos de pesquisa. (1. ed.). Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar Projetos de Pesquisa (v. 1, 4. ed.). São Paulo, SP: Atlas.

Gray, D. (2012). Pesquisa no mundo real. Tradução de R. C. Costa. (2. ed.) Porto Alegre, RS: Penso.

Lakatos, E. M. & Marconi, M. A. (2003). Fundamentos de Metodologia científica. (v. 1, 5. ed.). São Paulo, SP: Atlas.

Libâneo, J. C. (2012). Didática. (v. 1, 1. ed.) São Paulo, SP: Cortez.

Mühl, S. G. (2023). Formação Continuada de Professores em Matemática: a Prática Docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a BNCC. 173f. Dissertação (Mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Luterana do Brasil. Canoas, RS.

Rodrigues, G. S. & Groenwald, C. L. O. (2021). Concepção dos professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental da 27ª CRE sobre Conceitos, Procedimentos e Atitudes na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular. Anais do VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) (490-503). Uberlândia, MG.

Shulman, L. (2014). Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Tradução de L. Beck. (v. 4, n. 2). São Paulo, SP: Cadernos Cenpec, 4(2), 196-229.

Zabala, A. (1998). A prática educativa: como ensinar. Tradução de E. F. F. Rosa. (1. ed.). Porto Alegre, RS: Artmed.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 03 — Currículo e Educação Matemática

Como Citar

Muhl, S. G. ., Olgin, C. de A. ., & Costa, E. V. . (2024). Desafios e percepções na implementação da BNCC no Currículo de Matemática: o papel da Formação Continuada nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-12. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/317