Desafios e percepções na implementação da BNCC no Currículo de Matemática: o papel da Formação Continuada nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Currículo de Matemática, Formação Continuada, Percepções DocentesResumo
Este artigo investiga as percepções de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a implementação da BNCC no currículo de Matemática, focando nos desafios e contribuições de uma Formação Continuada. Utilizando uma abordagem qualitativa, esta pesquisa empírica coletou dados de 16 professoras de Bom Retiro do Sul, RS, via questionários. Fundamentado em Coll, Libâneo e Zabala, evidenciou-se a importância da Formação Continuada para compreender as dificuldades docentes com as diretrizes da BNCC. As dificuldades incluem a complexidade dos conteúdos e a falta de clareza na aplicação prática. Conclui-se que a BNCC ainda gera dúvidas na prática docente, e a Formação Continuada é importante para promover discussões sobre currículo de matemática na prática docente.
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