A (des)educação matemática na EJA pela resolução 01/2021 CNE-CEB: o moinho de gastar gente opera novamente!
Palavras-chave:
Educação Matemática, Educação de Jovens e Adultos, Educação a distância, Direitos FundamentaisResumo
O problema fundamental da presente pesquisa, documental com abordagem metodológica qualitativa e objetivo exploratório, está na compreensão crítica dos impactos, nos complexos processos de produção do conhecimento matemático na EJA, advindos da Resolução nº 1 de 28 de maio de 2021, a qual carece de maior tratamento analítico na literatura. Essencialmente, considerando o referencial teórico do Modelo dos Campos Semânticos, objetiva-se questionar o viés normativo da possibilidade de maximização quase irrestrita da EaD na EJA. Ademais, valendo-se do marco teórico sócio-econômico schumpeteriano e da matemacia segundo a Educação Matemática Crítica, questiona-se o alinhamento normativo excessivo à racionalidade técnico-mercadológica das competências e habilidades e conclui-se, ao fim, pela inadequação da norma com a axiologia da eficácia dos direitos fundamentais na EJA.
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