A (des)educação matemática na EJA pela resolução 01/2021 CNE-CEB: o moinho de gastar gente opera novamente!

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação de Jovens e Adultos, Educação a distância, Direitos Fundamentais

Resumo

O problema fundamental da presente pesquisa, documental com abordagem metodológica qualitativa e objetivo exploratório, está na compreensão crítica dos impactos, nos complexos processos de produção do conhecimento matemático na EJA, advindos da Resolução nº 1 de 28 de maio de 2021, a qual carece de maior tratamento analítico na literatura. Essencialmente, considerando o referencial teórico do Modelo dos Campos Semânticos, objetiva-se questionar o viés normativo da possibilidade de maximização quase irrestrita da EaD na EJA. Ademais, valendo-se do marco teórico sócio-econômico schumpeteriano e da matemacia segundo a Educação Matemática Crítica, questiona-se o alinhamento normativo excessivo à racionalidade técnico-mercadológica das competências e habilidades e conclui-se, ao fim, pela inadequação da norma com a axiologia da eficácia dos direitos fundamentais na EJA.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 16 — Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas

Como Citar

Costa, F. R., Oliveira, H. M. P. de ., & Pereira, M. C. . (2024). A (des)educação matemática na EJA pela resolução 01/2021 CNE-CEB: o moinho de gastar gente opera novamente!. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-11. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/323