Diferentes afetos oriundos das formações, geral e específica, de professores: mas não apenas isso...

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Palavras-chave:

Currículos de matemática, EJA, Formação de professores, Produção de subjetividades

Resumo

Este texto contém discussões de uma tese defendida em 2023, cujo objetivo foi analisar interfaces entre currículos de matemática e processos de produção de subjetividades na EJA. Para isso, discursos sobre EJA foram estudados com base em referenciais teóricos metológicos como os provenientes das narrativas de si (Bragança, 2008) e da cartografia (Rolnik, 1989). Os percursos construídos possibilitaram conjecturar que a precarização imposta à EJA também serviu para distrair a atenção de defensores de uma educação mais igualitária, para quaisquer brasileiros, do aprofundamento do projeto mercadológico de escolarização periférica e colonialista em curso, que atinge inclusive os sujeitos do ensino regular público, vide a manutenção de classes públicas de aceleração e a crescente juvenilização da EJA.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 16 — Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas

Como Citar

Lopes, E. F. C., & Freitas, A. V. . (2024). Diferentes afetos oriundos das formações, geral e específica, de professores: mas não apenas isso.. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/324