Formação de professores que ensinam matemática para estudantes surdos em uma escola pública de Marabá-PA
Palavras-chave:
Formação de professores, Surdos, Libras., Ensino de MatemáticaResumo
O presente estudo é um recorte de um trabalho final do curso de licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, e tem por objetivo analisar a formação e as práticas docentes de professores que atuam no ensino de Matemática para estudantes surdos em uma escola municipal de Marabá-PA. Esta pesquisa de abordagem qualitativa baseou-se em estudos bibliográficos, observações em sala de aula e entrevistas semiestruturadas conduzidas com quatro professores na mencionada escola pública do município. Os principais resultados evidenciam a carência de formação específica para o ensino a estudantes surdos, evidenciando a necessidade de cursos de capacitação nessa área. Adicionalmente, apontam que questões relacionadas à comunicação e à avaliação representam pontos sensíveis que impactam diretamente na qualidade do ensino oferecido a esses estudantes.
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