Dinâmica de sala de aula: conhecimentos construídos por futuros professores em uma experiência de Estudo de Aula

Autores

Palavras-chave:

Sala de Aula, Estudo de Aula, Estágio Supervisionado, Conhecimento, Formação inicial de professores

Resumo

Este texto tem o propósito de apresentar e discutir os conhecimentos relativos à dinâmica de sala de aula que foram construídos por uma estagiária e um estagiário ao participarem de um Estudo de Aula durante o estágio curricular supervisionado. Os dados foram produzidos por meio da gravação em áudio de treze reuniões e duas entrevistas individuais. A investigação realizada mostra que as discussões que se referem à dinâmica de sala de aula estiveram presentes ao longo do processo formativo, possibilitando que os estagiários construíssem conhecimentos que abrangeram os seguintes aspectos: a relação entre professor e alunos; a organização dos estudantes e a disposição das carteiras; as regras e combinados; a utilização do quadro; o uso de materiais e a gestão do tempo. Esses elementos são essenciais para a prática docente e são fundamentais para a formação de futuros professores.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 07 — Formação de Professores que Ensinam Matemática

Como Citar

Amâncio, R. A., & Zaidan, S. (2024). Dinâmica de sala de aula: conhecimentos construídos por futuros professores em uma experiência de Estudo de Aula. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-20. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/327