Um (re)pensar da Educação Matemática à luz da Pedagogia de Freire: experienciando os cenários para investigação
Palavras-chave:
Pedagogia Freireana, Leitura e escrita do mundo com a matemática, Educação Matemática para justiça social, Educação Matemática CríticaResumo
O presente estudo teve como objetivo investigar a maneira como estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola particular da cidade do Rio de Janeiro/RJ, utilizam a matemática como ferramenta de leitura e escrita do mundo quando instigados por questões de (in)justiça social. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram empregados os cenários para investigação, com foco na problematização do racismo. O embasamento teórico incluiu a Pedagogia Freireana e a Educação Matemática para a Justiça Social. Os resultados indicaram que os alunos conseguiram utilizar os conceitos matemáticos de maneira politicamente engajada para ler o mundo e foram motivados a se envolver ativamente na transformação da realidade, reconhecendo sua capacidade de utilizar a matemática como ferramenta para escrever o mundo.
Referências
Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e aos métodos (1. ed.). Porto, Portugal: Porto editora.
Forner, R.; Malheiros, A. & Souza, L. (2022). Paulo Freire e a Educação Matemática: entrelaces de pesquisas. Intermaths, 3(1), pp. 227-242.
Freire, P. (1989). A importância do ato de ler: em três artigos que se completam (23. ed.). São Paulo, SP: Autores Associados, Cortez.
Freire, P. (1995). A entrevista de Maria do Carmo Domite e Ubiratan D’Ambrosio com Paulo Freire. Canal Matemática Humanista, Youtube.
Freire, P. (2019). Pedagogia do oprimido. (71. ed.). São Paulo, SP: Paz e Terra.
Freire, P. (2020). Educação como prática de liberdade (47. ed.). São Paulo, SP: Paz e Terra.
Freire, P. (2021). Política e educação (8. ed.). São Paulo, SP: Paz e Terra.
Freire, P. (2022). Professora, sim; tia não (36. ed.). São Paulo, SP: Paz e Terra.
Gutstein, E. (2003). Teaching and learning mathematics for social justice in an urban latino school. Journal for Research in Mathematics Education, 34(1), pp. 37-73.
Gutstein, E. (2006). Reading and writing the world with mathematics: toward a pedagogy for social justice. New York, NY: Routledge.
Skovsmose, O. (2020a). Three narratives about mathematics education. For the Learning of Mathematics, 40(1), pp. 47-51.
Skovsmose, O. (2020b). Mathematics and Ethics. Revista Pesquisa Qualitativa, 8(18), pp. 478-502.
Skovsmose, O. (2022). Entering landscapes of investigation. In: M. Penteado & O. Skovsmose (Orgs.). Landscapes of investigation: contributions to critical mathematics education. (edição digital. pp. 1-20). Cambridge, UK: Open Book Publishers.
Skovsmose, O. (2023). Critical Mathematics Education (1. ed.). AG, Suíça: Springer Nature.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.