Projeto Folhas de matemática na formação de professores do Paraná

Autores

Palavras-chave:

Projeto Folhas, História Oral, Políticas Públicas, Produção de Materiais Didáticos

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa empírica sobre o Projeto Folhas de Matemática, uma política da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, entre 2003 e 2010. O objetivo foi investigar as contribuições deste na formação de professores e na elaboração de materiais didático-pedagógicos, por meio do Portal Dia a Dia da Educação. Neste apresentamos reflexões baseadas nas narrativas de técnicos pedagógicos, em consultas a documentos orientadores do projeto e em pesquisas relacionadas ao Projeto Folhas. As narrativas foram produzidas segundo os procedimentos metodológicos da História Oral.  Com base nas Políticas Públicas como referencial teórico, conclui-se que o Projeto Folhas foi fundamental para a formação e protagonismo dos professores de matemática, promovendo autoria, valorização profissional e avanços na carreira.

 

Referências

Bagio, V. A. (2014). Da Escrita a Implementação das DCE/PR de Matemática: um retrato feito a cinco vozes e milhares de mãos. 350 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR.

Caldatto, M. E. (2011). O processo coletivo de elaboração das Diretrizes Curriculares para a Educação Básica do Paraná e a inserção das geometrias não-euclidianas. 261 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e para a Matemática). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR.

Costa, E. X. (2024). Um olhar para a matemática nas diretrizes curriculares do Estado do Paraná: um estudo das ações que as antecederam e constituíram. 352f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR.

Garnica, A. V. M.; Fernandes, D. N.; Silva, H. (2011). Entre a amnésia e a vontade de nada esquecer: notas sobre regimes de historicidade e história oral. Bolema, 25(37), 213-250.

Hutner, M. L.(2008). Livro Didático Público: a participação do professor como sujeito de uma política educacional pública para o Ensino Médio. 156 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR.

Oliveira, A. F. (2010). Políticas públicas educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática. In: Oliveira, A. F. (Org). Fronteiras da Educação: desigualdades, tecnologias e políticas. (6, pp. 93-99.) Goiânia, GO: PUC Goiás.

Paraná. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Departamento de Educação Básica. (2008). Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Matemática. Curitiba, PR.

Paraná. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. (2007). Projeto Folhas. Manual de Produção do Folhas. Curitiba, PR.

Parcianello, J. (2015). Formação Continuada de Professores de Matemática no Estado do Paraná a partir do Projeto Folhas. 240 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, PR.

Parcianello, J. (2016). Formação continuada de professores de matemática no estado do Paraná a partir do Projeto Folhas. Form. Doc., 09(15), 57-78.

Santos, L. M. (2011). A Representação na História em modo de endereçamento para a Educação Matemática. 120 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR.

Souza, C. (2006). Políticas públicas: uma revisão de literatura. Sociologias. 8(25), 20-45.

Perez, J. R. R. (2010). Por que pesquisar implementação de políticas educacionais atualmente? Educ. Soc., 31(113), 1179-1193.

Valle, J.C.A. (2018). A matemática escolar e a autoria docente nas propostas curriculares brasileiras. In: Anais do 8º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp.452-463). Foz do Iguaçu, PR.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 03 — Currículo e Educação Matemática

Como Citar

Costa, E. X. da, & Godoy, E. V. (2024). Projeto Folhas de matemática na formação de professores do Paraná. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-15. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/331