O Ensino de Matemática na EJA: Análise das Concepções e Práticas de Licenciandos de uma universidade em Niterói-RJ

Autores

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Formação de professores, Ensino de Matemática

Resumo

Este estudo investiga as práticas curriculares matemáticas na Educação de Jovens, Adultos e Idosos e a preparação dos licenciados em pedagogia em Niterói. A pesquisa revela a falta de preparação dos futuros professores para atuar na EJA e destaca a importância de uma formação que inclua práticas pedagógicas adequadas às especificidades dessa modalidade. Também aborda os desafios da juvenilização da EJA e as consequências dos cortes de financiamento. Conclui-se que uma formação docente sensível e dialógica é essencial para promover uma educação inclusiva e transformadora, contribuindo para a construção de uma sociedade mais equitativa.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 16 — Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas

Como Citar

Cardoso, P. T. D. . (2024). O Ensino de Matemática na EJA: Análise das Concepções e Práticas de Licenciandos de uma universidade em Niterói-RJ. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-10. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/334