O Ensino de Matemática na EJA: Análise das Concepções e Práticas de Licenciandos de uma universidade em Niterói-RJ
Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos, Formação de professores, Ensino de MatemáticaResumo
Este estudo investiga as práticas curriculares matemáticas na Educação de Jovens, Adultos e Idosos e a preparação dos licenciados em pedagogia em Niterói. A pesquisa revela a falta de preparação dos futuros professores para atuar na EJA e destaca a importância de uma formação que inclua práticas pedagógicas adequadas às especificidades dessa modalidade. Também aborda os desafios da juvenilização da EJA e as consequências dos cortes de financiamento. Conclui-se que uma formação docente sensível e dialógica é essencial para promover uma educação inclusiva e transformadora, contribuindo para a construção de uma sociedade mais equitativa.
Referências
Catelli Jr, R. (2019). O não-lugar da educação de jovens e adultos na BNCC. In Educação é a Base? 23 educadores discutem a BNCC (pp. 313-318). São Paulo, SP: Ação Educativa. Acesso em 18 de outubro de 2020.
Da Silva, J. H. (2019). Juventudes, trabalho e educação: uma tríade estruturante para o fenômeno da juvenilização da EJA no Brasil? E-Mosaicos, 8(19), 43-63. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/46588/31706. Acesso em 14 de outubro de 2020.
Dias, J. C. M. (2020). "A gente nunca acha que é demais aprender": Educação de jovens e adultos: motivações de idosos para buscarem formação escolar em Macaé-RJ. [Tese de Doutorado]. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Freire, P. (2019b). Pedagogia do oprimido (68a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.
Freitas, A. V. (Org.). (2018). Questões curriculares e educação matemática na EJA (1a ed.). Jundiaí, SP: Paco.
Miguel, J. C. (2007). Alfabetização matemática: implicações pedagógicas. In Núcleos de Ensino (Vol. 1, pp. 414-429). São Paulo, SP: Cultura Acadêmica/Editora da UNESP. Acesso em 10 de abril de 2020.
Niterói. Secretaria Municipal de Educação. (2020). Minuta do referencial curricular da rede municipal de educação de Niterói. Niterói, RJ: Secretaria Municipal de Educação.
Sacristán, J. G. (2013). O que significa o currículo? In J. G. Sacristán (Org.), Saberes e incertezas sobre o currículo (pp. 16-37). Porto Alegre, RS: Penso.
Ventura, J. P. (2012). A EJA e os desafios da formação docente nas licenciaturas. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, 21(37), 71-82.
Xavier, F. J. R. (2019). A influência de práticas pedagógicas matemáticas na EJA sobre a permanência de estudantes da zona rural de Sobral. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Fluminense].
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.