Esquemas mobilizados por estudantes na resolução de situações envolvendo a média aritmética
Palavras-chave:
Média aritmética, Sequência de ensino, Teoria dos Campos Conceituais, Ensino Fundamental, Educação EstatísticaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os esquemas de estudantes, ao resolverem situações envolvendo conceitos da média aritmética da sequência de ensino “Cartão de Vacinação”, pautados no ciclo investigativo e no letramento estatístico. Ancorados na Teoria dos Campos Conceituais, explicitaram-se as Situações, os Invariantes e as Representações. Desse modo, classificam-se como intervencionistas, sendo desenvolvidos com estudantes do 9º ano do ensino fundamental, que participaram, ativamente, formulando a questão de investigação, coletando dados, construindo tabelas e gráficos, calculando a média e respondendo à questão de investigação. Como contribuição para a educação estatística, percebemos que, devido à natureza dos dados e o enunciado nas tarefas, os estudantes empregaram dois esquemas para a representação do conceito da média, a saber: o algoritmo da divisão ou a forma fracionária.
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