Aprendizagem e desenvolvimento profissional num diálogo com a equidade
Palavras-chave:
Equidade, Ensino remoto, Educação Estatística, Formação de professoresResumo
A pesquisa objetiva identificar indícios para a aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores dos anos finais do Ensino Fundamental em um processo formativo pautado na equidade e em conceitos estatísticos. Foram analisadas as respostas dadas por cinco professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental a um questionário online e entrevista semiestruturada realizados ao final do processo formativo que participaram durante a Pandemia causada pelo SARS-CoV-2. O quadro teórico aportou em princípios do Desenvolvimento Profissional Docente e na perspectiva da equidade para a aprendizagem de conceitos matemáticos. A análise seguiu os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam movimentação das crenças e atitudes dos professores, a confiança na equipe externa para gerenciar e dirimir as dificuldades com o processo e aprendizagens referentes ao conhecimento didático.
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