Tarefas de trilhas matemáticas mediadas pelo MathcityMap: percepções sobre a autenticidade da tarefa

Autores

Palavras-chave:

Trilhas matemáticas, Autenticidade, MathCityMap

Resumo

Neste trabalho buscamos responder a seguinte questão norteadora “Em que medida a autenticidade pode ser percebida em tarefas de trilhas matemáticas mediadas pelo MCM?”. A produção dos dados se deu por meio da elaboração de tarefas por alunos de um curso de Licenciatura em Matemática e a análise foi realizada à luz de atributos de autenticidade adaptados da literatura. Os resultados revelam que os estudantes passam a vivenciar de forma tangível a relevância e a aplicabilidade prática dos conceitos matemáticos em situações do mundo real, ao ar livre, o que contribui para a emergência de diferentes atributos de autenticidade. Concluímos, ainda, que o MCM é um recurso tecnológico que enriquece a experiência de aprendizagem, permitindo que tarefas autênticas sejam elaboradas.

Referências

Almeida, L. M. W., & Omodei, L. B. C. (2022). Autenticidade em Atividades de Modelagem Matemática: em busca de um design. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, 24(3), 108-144.

Ang, K. C. (2006). Mathematical modelling, technology and H3 mathematics. The Mathematics Educator, 9(2), 33–47.

Bogdan, R., & Biklen, S. (2006). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto editora.

Buchholtz, N., & Armbrust, A. (2018). Ein mathematischer Stadtspaziergang zum Satz des Pythagoras als außerschulische Lernumgebung im Mathematikunterricht. Evaluierte Lernumgebungen zum Modellieren, 143-163.

Buchholtz, N., & Mesrogli, S. (2013). A whole week of modelling–examples and experiences of modelling for students in mathematics education. In Teaching mathematical modelling: connecting to research and practice (pp. 307-316). Dordrecht: Springer Netherlands.

Cahyono, A. N., Sukestiyarno, Y. L., Asikin, M., Ahsan, M. G. K., & Ludwig, M. (2020). Learning Mathematical Modelling with Augmented Reality Mobile Math Trails Program: How Can It Work?. Journal on Mathematics Education, 11(2), 181-192.

Cruz, R. P. & Quartieri, M. T. (2018). Concepções de alunos do ensino superior sobre o uso de softwares como auxiliares pedagógicos na matemática. In Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Foz do Iguaçu, Paraná.

Ferrucci, B.J., & Carter, J. A. (2003). Technology-active mathematical modelling. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 34(5), 663–670.

Fonseca, K. H. L. & Santos, S. C. Formação Continuada de Professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a Presença das Tecnologias Digitais. In Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. (pp. 1262 – 1276)

Galbraith, P. (2015). Modelling, education, and the epistemic fallacy. In Mathematical modelling in education research and practice: Cultural, social and cognitive influences (pp. 339-349). Cham: Springer International Publishing.

Gil, Antonio Carlos Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

Gurjanow, I., & Ludwig, M. (2020). Mathematics trails and learning barriers. Mathematical modelling education and sense-making, 265-275.

Hartmann, L. M., & Schukajlow, S. (2021). Interest and emotions while solving real-world problems inside and outside the classroom. In Mathematical modelling education in east and west (pp. 153-163). Cham: Springer International Publishing.

Jablonski, S., Ludwig, M., & Zender, J. (2018). Task quality vs. task quantity. A dialog-based review system to ensure a certain quality of tasks the MathCityMap web community. In Proceedings of the fifth ERME topic conference (ETC 5) on mathematics education in the digital Age (MEDA) (pp. 115-122). Copenhagen, Denmark: University of Copenhagen.

Kaiser, G., & Schwarz, B. (2010). Authentic modelling problems in mathematics education—examples and experiences. Journal für Mathematik-Didaktik, 31(1), 51-76.

Kramarski, B., Mevarech, Z. R., & Arami, M. (2002). The effects of metacognitive instruction on solving mathematical authentic tasks. Educational studies in mathematics, 49, 225-250.

Lesh, R. A., & Lamon, S. J. (Eds.). (2013). Assessment of authentic performance in school mathematics. Routledge.

Lesh, R. A., & Lamon, S. J. (1992). Assessing authentic mathematical performance. In: Lesh, R. A., & Lamon, S. J. (Org.). Assessment of authentic performance in school mathematics. (1 ed., pp. 17-62). Washington, DC: Routledge.

Ludwig, M., & Jablonski, S. (2021). Step by step: Simplifying and mathematizing the real world with MathCityMap. Quadrante, 30(2), 242-268.

Maass, H. (2006). Siegel's modular forms and Dirichlet series: course given at the University of Maryland, 1969-1970 (Vol. 216). Springer.

Oliveira, L. P. & Ferreira, D. H. R. 2021. Atividades Didáticas Individuais com Feedback Automático no Moodle Usando o Pacote “exams” do R. In Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. (pp. 1231 – 1244)

Omodei, L. B. C. (2021) Autenticidade em Atividades de Modelagem Matemática: da Aprendizagem para o Ensino em um Curso de Formação de Professores. 2021. 189 f. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

Palm, T. (2007). Features and impact of the authenticity of applied mathematical school tasks. In: Modelling and applications in mathematics education: The 14th ICMI study (pp. 201-208). Boston, MA: Springer US.

Palm, T. (2009). Theory of authentic task situations. In Words and worlds (pp. 1-19). Brill.

Silva, R. S.; Barone, D. A. C. & Basso, M. V. A. (2016). Modelagem matemática e tecnologias digitais: uma aprendizagem baseada na ação. Educação Matemática Pesquisa, 18(1), 421- 446.

Snape, P., & Fox-Turnbull, W. (2013). Perspectives of authenticity: Implementation in technology education. International Journal of Technology and Design Education, 23, 51-68.

Su, N. M., & Stolterman, E. (2016, June). A design approach for authenticity and technology. In Proceedings of the 2016 ACM Conference on Designing Interactive Systems (pp. 643-655).

Vos, P. (2011). What is ‘authentic’ in the teaching and learning of mathematical modelling? Trends in Teaching and Learning of Mathematical Modelling, 713-722.

Vos, P. (2015). Authenticity in extra-curricular mathematics activities: Researching authenticity as a social construct. In Mathematical modelling in education research and practice: Cultural, social and cognitive influences (pp. 105-113). Cham: Springer.

Vos, P. (2018). “How real people really need mathematics in the real world”—Authenticity in mathematics education. Education Sciences, 8(4), 195.

Weiss, M., Herbst, P., & Chen, C. (2009). Teachers’ perspectives on “authentic mathematics” and the two-column proof form. Educational Studies in Mathematics, 70(3), 275-293.

Zarpelon, E.; Souto, G. & Colombo, J. (2021) Trilhas Matemáticas por meio do MathCityMap: apontamentos iniciais acerca da proposta piloto em Pato Branco. In: Anais do 8º Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 1321-1333).

Zarpelon, E.; Colombo, J. & Souto, G. (2022) Trilhas Matemáticas e Metodologias Colaborativas: possíveis conexões. Boletim GEPEM, 80, 61–81.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 06 — Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância

Como Citar

Castro, Élida M. V. de, Zarpelon, E., & Colombo, J. A. A. (2024). Tarefas de trilhas matemáticas mediadas pelo MathcityMap: percepções sobre a autenticidade da tarefa. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-16. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/341